É provável que nenhum desenho animado tenha provocado tanta especulação, teorias e debates quanto Caverna do Dragão – e não somente sobre seu sentido, detalhes e segredos escondidos, mas principalmente sobre o final da série, que foi exibida nos EUA originalmente entre 1983 e 1985, e que estreou no Brasil em 1986. Um último episódio, intitulado Réquiem, chegou a ser escrito pelo roteirista Michael Reaves, mas o desenho foi cancelado antes de sua feitura – pois agora, um grupo de animadores amadores decidiu utilizar os próprios desenhos originais como matéria-prima para enfim realizarem o episódio final de Caverna do Dragão – e o subiram para o Youtube.
No desenho, os personagens Henry, Eric, Diana, Sheila, Presto e Bobby são transportados para um universo paralelo durante um passeio em uma montanha russa intitulada Dungeons & Dragons (nome original do desenho em inglês) através de um portal. Nele os adolescentes passam a portar armas mágicas e assumir novas funções – como magos, cavaleiros, acrobatas, guardas e bárbaros – e tem de contar com a orientação do Mestre dos Magos para enfrentar o vilão Vingador e conseguirem voltar pra casa.
Dos 28 episódios escritos, somente Réquiem, o final de Caverna do Dragão, não foi produzido.
“Os criadores desse episódio são primeiramente fãs, e animadores amadores em segundo lugar”, diz a descrição do vídeo no Youtube. “Há muitas coisas que gostaríamos de ter feito diferente, mas estamos muito orgulhosos do que consegui,os realizar e temos esperanças de que aqueles que amam esse desenhos como nós ficarão satisfeitos com o resultado”. Segundo consta, o final original estabelecido por Reaves – mantendo o destino dos personagens em aberto no roteiro – acontece aos 28 minutos da animação: o restante dos eventos mostrados no episódio recriado são ideias dos criadores envolvidos – que oferecem, a partir de conceitos e linhas narrativas de episódios anteriores, uma conclusão definitiva para Caverna do Dragão.
Fonte: Hypeness