O feriado chegou à capital federal para agitar a rotina dos brasilienses. Nos próximos dias, o clima de Halloween toma conta da cidade, mas também haverá diversão para outros gostos, com eventos no formato drive-in, além de lives. Tem jazz, música eletrônica, reggae, rock, além de programação de cinemas, museus e galerias. Confira alguns dos destaques.
Dia das Bruxas
Conhecido por sets musicais que animam as baladas do DF, o DJ Hugo Drop integrará a programação musical de Halloween. Ainda que não ocorra a festa de produção autoral Drop It Like Its Hot, o artista celebra o feriado em três eventos diferentes. “Os espaços estão preparando toda a decoração no clima do Dia das Bruxas. Por isso, quero ver todo mundo fantasiado. O repertório varia entre funk, trap e hip-hop”, afirma Hugo Drop em entrevista ao Correio.
Nesta sexta-feira (30/10), Drop estará no Arena Bar (Estacionamento do Ginásio Nilson Nelson), a partir das 18h. Sábado (1º/11), o DJ estará, a partir das 17h, na praça do Brooklyn (706 Norte). À noite, ele tocará no Halloween do Complexo Fora do Eixo (SAAN).
Além da apresentação de Hugo Drop, outros DJs conhecidos na cena musical da cidade animarão as festas, como a dupla de house Jetlag, no Complexo Fora do Eixo, sábado (1º/11), às 23h. “É uma forma de estarmos próximos dos nossos fãs”, conta Thiago Mansur, integrante do duo.
A programação de Dia das Bruxas não para por aí. Com muito rock e música alternativa os pubs da capital estão com a programação a mil. Sexta (31/10), sábado (1º/11) e domingo, o Uk Music Hall (411 Sul) e o O’Rilley Pub (409 Sul) garantem diversão para o público adulto.
Neste fim de semana, ocorre a reabertura do Velvet Pub, na 102 Norte. No entanto, o local contará apenas com a área de bar externa. “Estamos tomando todos os cuidados em relação à segurança. Por enquanto, estamos com mesas afastadas”, explicou o sócio do estabelecimento, Thiago Sabino.
O bar Outro Calaf (SBS) e o espaço colaborativo Infinu Comunidade Criativa (506 Sul) também terão uma programação para o feriado com muita música e diversão.
Blues e jazz
O Festival BB Seguros de Blues e Jazz, que ocorre há seis anos, tem, em 2020, a primeira edição on-line. Brasília acolhe, sábado (1º/11), a quarta etapa — as três anteriores foram em Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo. Com início às 17h, os shows podem ser assistidos em telão instalado no Drive-in do Autódromo de Brasília, com entrada franca. Diante da nova realidade, várias adaptações foram necessárias para a realização do evento. Os shows estão sendo previamente gravados, mas, segundo a produção, com todo o cuidado para preservar o clima de performances ao vivo.
Cada apresentação é registrada especialmente para a ocasião, em locais e cenários diferentes, como estúdios e casas dos músicos. Os mestres de cerimônia, o ator e músico Thiago Thomé e a cantora, acordeonista e atriz Lucy Alves, mostram nos intervalos entrevistas feitas pelos artistas participantes. Os internautas podem fazer perguntas e enviar mensagens. As prescrições das autoridades sanitárias serão seguidas à risca, para que as pessoas, dentro dos carros, possam assistir ao show com segurança.
Quem abre a programação de sábado (1º/11) é o guitarrista, cantor e compositor brasiliense Pedro Martins, que terá a companhia de Felipe Viegas (teclados) e Renato Galvão (bateria). “Estou na maior expectativa para participar do festival. Durante os 50 minutos do show, vou tocar músicas dos meus dois discos e também do repertório de Daniel Santiago, Herbert Vianna e da banda norte-americana Weather Report”, adianta o músico, um dos nomes mais expressivos da nova geração de instrumentistas brasileiros.
A programação conta ainda com os shows do grupo Afrojazz, às 18h, e, na sequência, Amilson Godoy Quinteto, Larry McCray, Pepeu Gomes, Blues Etílicos e Rubbem Ford. “O Festival BB Seguros de Blues e Jazz é o mais importante do segmento no Brasil. É o único evento a abranger todas as regiões do país e as principais capitais. O festival prima também pela qualidade dos profissionais envolvidos e é essencial para a manutenção da cultura nestes tempos de hoje”, ressalta Flávio Guimarães, líder da banda Blues Etílicos.
Reggae roots
A primeira edição do Cerrado Reggae (Estacionamento externo do Estádio Nacional Mané Garrincha) ocorre, sexta-feira (31/10), em modelo drive-in. A banda maranhense Tribo de Jah estará presente no evento para celebrar o ritmo jamaicano e os 35 anos de carreira. Serão apresentados, ainda, shows das bandas brasilienses A Voz da Mente, Brasil Riddim, Alínea 11, Reggae a Semente e Banda Rupestre. “Teremos muita mensagem positiva. Todas as bandas querem falar sobre amor, esperança, garra”, comemora Edilson Dida, produtor do festival e integrante do grupo Alínea 11.
Para acrescentar na agenda de eventos para curtir de dentro do carro, o Circuito Cine Drive-in nas Cidades neste feriado será em Planaltina, no estacionamento Múltiplas Funções. A programação de cinema do evento é eclética e está recheada de grandes longa-metragens que agradam diferentes públicos.
*Estagiária sob supervisão de Igor Silveira
Fonte: Correio Braziliense