O Centro de Radioterapia no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) vai ofertar 100 mamografias para mulheres com deficiência que tenham mais de 40 anos. Os exames de rastreamento do câncer de mama fazem parte da campanha do Outubro Rosa e serão realizados nesta sexta-feira (30/10) e sábado (31/10), a partir das 9h. As pacientes, que primeiro foram atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), foram encaminhadas para o HRT.
O equipamento do HRT tem regulagem de altura, o que permite os exames em pacientes que usam cadeiras de rodas, de modo que fiquem sentadas. Intérpretes de libras também vão mediar os atendimentos. Esse centro de radioterapia foi inaugurado há um mês e teve investimento de R$ 9,1 milhões.
O Distrito federal ocupa a 11ª posição do ranking de número de casos da doença no país: são 700 novos diagnósticos por ano. Entre janeiro e agosto de 2020, 261 mulheres foram internadas na capital federal por causa do câncer de mama. Ao todo, 7,6 mil mamografias para rastrear a doença foram agendadas nesse mesmo período.
O câncer de mama está entre os três tipos de doença oncológica mais frequentes na população mundial, sendo a principal doença que atinge as mulheres no Brasil, sobretudo a partir dos 40 anos. Por isso, identificar a doença no início ainda é uma das estratégias mais eficazes para aumentar as chances de cura.
Fonte: Correio Braziliense