Uma ideia que mais parece um filme de ficção científica, talvez possa um dia se tornar realidade. Os cientistas Zephyr Penoyre e Emily Sandford – ambos do departamento de astronomia da Columbia University, desenvolveram um elevador que pode nos levar até a Lua. Batizado de Cabo Espacial, o modelo pretende “ancorar” na Lua um cabo que se estende à zona de gravidade da Terra.
PUBLICIDADE
elevador espacial 1
Esta não foi a primeira vez que a comunidade científica levou seriamente em consideração construir algo do gênero. Em 1895 – Kosntantin Tsiolkovski, tido como o pai da cosmonáutica soviética, propôs a construção de uma torre de 35 mil quilômetros. Uma série de estudos científicos vêm trabalhando na possibilidade de tornar uma viagem ao espaço mais barata e acessível, mas até pouco tempo, a construção de uma estrutura deste porte não poderia se tornar realidade, já que não existiam materiais suficientemente resistentes.
elevador espacial 2
Foi na década de 1960 que uma equipe de engenheiros americanos apresentou ao mundo a possibilidade de utilizar um cabo preso a um satélite. Desde então, foram muitas tentativas, sendo que até a NASA se envolveu. Nenhuma chegou perto de solucionar o problema até agora, quando os dois pesquisadores apresentaram uma proposta de elevador espacial viável com a tecnologia que temos hoje. Segundo eles o cabo precisa ser bastante estreito em suas extremidades, para não desmoronar devido à pressão gravitacional, e amplo no centro, a fim de impedir sua quebra.
elevador espacial 3
Desta forma, ao invés de utilizar foguetes e gerar um impulso forte o suficiente para deixar a órbita da Terra, os astronautas teriam apenas que alcançar a extremidade inferior desse Cabo Espacial. Segundo a revista Futurism, desta forma “a nave espacial se prenderia a um transportador alimentado por energia solar que subiria por meio do cabo”.
elevador espacial 4
A viabilidade da ideia de um elevador espacial foi certificada neste ano pela Academia Internacional de Astronáutica, mas para isso é preciso fabricar nanotubos feitos de grafenos monocristalinos em larga escala. Assim, este cabo seria uma estrutura bastante parecida com as primeiras ferroviase uma viagem à Lua seria quase tão corriqueira quanto a ir a outro país.
Fonte: Hypeness