Comerciantes do Distrito Federal devem aproveitar o feriado do Dia do Evangélico para estender as promoções da Black Friday. As lojas da capital federal estão autorizadas a abrirem normalmente na próxima segunda-feira (30/11), com lojas de rua funcionando das 9h às 19h, e, nos shoppings, das 10h às 22h.
De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), a tendência é de que os consumidores ganhem mais um dia de descontos nos produtos. Na manhã desta sexta-feira (27/11), dia oficial de promoções, a entidade avalia como “grande” o movimento nos estabelecimentos, principalmente em supermercados e lojas de eletrodomésticos.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS), os ambulatórios e as policlínicas estarão fechadas. Esses serviços públicos de saúde voltarão a funcionar normalmente na terça-feira (1º/12). O mesmo ocorre nas Farmácias de Alto Custo.
Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24 horas, sete dias por semana. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funciona de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo I, II e AD também estarão fechados. As exceções são os Caps do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, que estarão com atendimento 24 horas.
O Hemocentro de Brasília estará fechado. O atendimento será retomado na terça-feira, das 7h às 18h. Cabe ressaltar que, devido à pandemia do novo coronavírus, é preciso agendar a doação de sangue ou o cadastro como doador de medula óssea.
Transporte
O Metrô funciona, normalmente, das 5h30 às 23h30.
Segurança e fiscalização
A celebração não altera o serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). O serviço operacional funciona em regime de escala e ininterruptamente. Assim como a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Apenas pode interferir no serviço administrativo.
Na Polícia Civil do DF (PCDF), 30 delegacias circunscricionais do DF funcionam em regime de plantão de 24h, durante o feriado. Também funcionam 24h as duas Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam 1 e 2) e as duas unidades da Criança e do Adolescente (DCA 1 e 2).
Não haverá atendimento ao público nas unidades do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF). Mas as ações de educação, fiscalização e engenharia de trânsito vão funcionar em regime de escala especial.
Os atendimentos nos postos voltam a ser realizados normalmente na terça-feira, das 8h às 18h. As vistorias iniciam a partir das 7h. Cabe lembrar que o atendimento é somente com horário agendado no Portal de Serviços ou pelo aplicativo Detran Digital.
No Departamento de Estradas de Rodagem (DER), não haverá atendimento presencial no setor de multas e penalidades, na sede do órgão.
As operações de reversão de sentido nos horários de pico nas vias DF-003, DF-095/BR-070 e na DF-079 serão realizadas normalmente.
Neste dia, o Eixo Rodoviário estará aberto ao tráfego de veículos normalmente, bem como a faixa exclusiva de ônibus da Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) permanece exclusiva a coletivos, vans escolares e táxis.
Lazer
Parques, cinemas e o Jardim Zoológico de Brasília funcionam normalmente. Os espaços culturais, como Museu Nacional da República, Memorial dos Povos Indígenas, Centro Cultural Três Poderes e o Museu Vivo da História Candanga não abrirão.
Não haverá funcionamento do Mirante da Torre de TV no feriado. O funcionamento é de quarta a domingo. Segunda e terça-feira são dias dedicados à manutenção técnica do local.
Outros serviços
Equipes de emergência e o teleatendimento da Companhia Energética de Brasília (CEB) continuam funcionando em escala normal de trabalho, atuando 24 horas.
Na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), não haverá expediente, com equipes de manutenção trabalhando em regime de plantão.
Os serviços vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), que são as unidades do Na Hora, do Procon e os Conselhos Tutelares, não atenderão a população.
Restaurantes comunitários e unidades de acolhimento
Os restaurantes comunitários, serviço vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), estarão fechados. As seis unidades de acolhimento e os dois alojamentos provisórios do Autódromo e em Ceilândia funcionarão normalmente.
Fonte: Metrópoles