A data de validade costumeiramente impressa na embalagem dos alimentos é uma evidente projeção aproximada, enquanto o real frescor da comida em questão é quase sempre impossível de efetivamente se medir – provocando ora o desperdício, ora uma intoxicação em potencial.
E é nesse ponto que surge o dilema: um alimento próximo de seu vencimento, ou mesmo tendo superado tal prazo, está mesmo estragado? Vale correr esse risco? Foi para aprimorar tal medição e solucionar esse impasse cotidiano que a Mimica Touch foi desenvolvida – uma etiqueta sensível ao toque e ao calor capaz de medir o real frescor de um alimento.
A medida é oferecida através de um gel que preenche a etiqueta, a ser sentido pelo consumidor: quando o gel parece firme, macio e liso, o alimento ainda está fresco; se o toque se mostra irregular e com protuberâncias, é sinal de que o produto não deve mais ser consumido – seja o vencimento o que for.
A questão está na resistência do próprio gel, que se altera de acordo com a temperatura do alimento, e permite ao dedo sentir o fundo da etiqueta. A Mimica Touch foi criada pela designer lituana radicada em Londres Solveiga Pakštaitė diante do grave quadro global de desperdício de alimentos – estima-se que 30% do alimento produzido no mundo seja desperdiçado, e somente no Reino Unido 7 toneladas anuais de comida terminam no lixo.
Acima, o gel firme com o produto fresco; abaixo, o toque protuberante que indica o produto que não deve ser consumido
Segundo declaração da empresa, a questão é central para o desenvolvimento da etiqueta, a fim de alterar todo o quadro de produção e consumo de alimentos.
“A missão da Mimica é reduzir radicalmente o desperdício e criar um novo padrão para informações sobre o frescor para a indústria, os consumidores, e as comunidades ao redor do mundo”, diz o comunicado. “Ao utilizar a Mimica Touch, que responde a qualquer mudança de temperatura, na maior parte dos casos o consumidor será capaz de utilizar o alimento por mais tempo e reduzir o desperdício”.
O comunicado da empresa lembra que o sistema funciona igualmente no outro sentido, informando quando uma bebida ou um alimento não deve mais ser consumido. A Mimica agora se dedica a criar novas versões da etiqueta especial para ser utilizada em sucos, laticínios e carnes em geral.
Fonte: Hypeness