Um vereador liberal-democrata está convocando a primeira travessia de pedestres arco-íris em Londres, com as cores do Orgulho Progressivo, para homenagear pessoas trans, HIV-positivas e pessoas negras.
O bairro de Southwark do conselheiro Victor Chamberlain é o lar de uma das maiores e mais diversificadas populações homossexuais do país, mas não tem uma característica permanente para reconhecer o Orgulho.
Chamberlain agora está fazendo lobby para mudar isso, citando um estudo recente que descobriu que 58% dos habitantes locais acreditam que não há senso de comunidade LGBT+ em Southwark, e mais da metade não se sente segura lá. Mais de 70 por cento sentiram que os serviços convencionais não incluíam clientes LGBT+.
“Agora é a hora de o conselho fazer algo sobre isso e mostrar solidariedade de forma muito visível com nossas diversas comunidades LGBT+”, disse ele.
“Esses sinais visíveis de igualdade não são simbólicos. É vital termos sinais visíveis, proeminentes e físicos de que nossos diversos cidadãos LGBT+ são parte integrante de nossa comunidade.
“O Conselho de Southwark deve mostrar que as pessoas LGBT + são vistas e valorizadas. Isso é especialmente verdade porque o crime de ódio homofóbico dobrou nos últimos anos e não temos mais espaços seguros permanentes para pessoas LGBT + em Southwark”.
Londres já tem 15 faixas de pedestres
Segundo o PinkNews, até agora, 15 bairros de Londres têm faixas de pedestres com a bandeira de seis cores do Orgulho, que nos últimos 42 anos tem sido o símbolo internacionalmente reconhecido da comunidade LGBT+.
Mas Chamberlain quer que Southwark dê um passo adiante com uma faixa de pedestres com arco-íris Progress Pride que reflita a diversidade da comunidade LGBT+ do bairro.
Desenhado por Daniel Quasar em 2018, a bandeira Progress Pride inclui uma divisa de listras pretas e marrons para representar pessoas de cor e azul, rosa e branco para pessoas trans. O branco também simboliza aqueles que foram perdidos para o HIV / AIDS, e a divisa aponta para a direita para mostrar o movimento para frente, indicando progresso.
A bandeira está cada vez mais sendo adotada na esteira do movimento Black Lives Matter, com o escritório do prefeito de Londres e o Southbank Centre do Reino Unido entre os muitos que a usam para representar o Orgulho LGBT+.
O departamento de rodovias concordou em considerar a proposta do vereador Chamberlain. “Reconhecemos que medidas como travessias de arco-íris podem fazer uma grande diferença e por isso temos um fluxo de trabalho em andamento para investigar os vários aspectos práticos envolvidos na instalação”, disse um porta-voz.
Fonte: Põe na roda