Para quem quer sair do sedentarismo, começar a se exercitar nem sempre é a parte mais difícil. Se manter na rotina de atividades, sim.
Pensando nisso, o site Adidas Runtastic fez uma lista com 4 dicas para para você se manter empenhado no seu projeto fitness. E nós, do LIVRE, reproduzimos aqui.
1. Visualize seu objetivo
Quanto mais se imagina uma coisa, maior a chance desta ideia se tornar realidade. Quer perder peso? Visualize sua perda de peso. Imagine a sensação de alcançar esta meta. Forme uma imagem mental do seu futuro.
Utilize todos os sentidos físicos: como será a sensação de tocar seus músculos bem desenvolvidos? Como será a aparência destes músculos no espelho?
Use também o poder da linguagem para se automotivar: “eu sou capaz, não tenho medo. Só preciso de persistência, isso vai me fortalecer.”
2. Divirta-se durante o processo
Seus níveis de motivação vão oscilar e isso é 100% normal! E nem sempre esse desânimo está relacionado a fatores físicos: pode ser sua mente tentando te sabotar.
Por isso, é importante que a atividade que você escolheu seja prazerosa.
Treinar com os amigos é bem mais divertido e dá um gás na motivação. Sempre que puder, marque treinos com outras pessoas: assim, é menos provável que você desista de ir.
Você também não precisa malhar sempre no mesmo lugar. Ache uma quadra, um parque, ou – aproveitando o que aprendeu na quarentena – treine até mesmo na sala de casa para variar.
Escolha a música certa! A batida perfeita pode ajudar a alcançar o desempenho máximo e te motivar mais. Plataformas de streaming já têm algumas playlists prontas para isso.
3. Acerte o horário
Não é atoa que muita gente pratica a atividade física assim que acorda. Conforme o dia vai passando, o lado o cansaço do dia de trabalho vai se acumulando. Chegar em casa e se jogar no sofá para relaxar, então, vai se tornando uma tentação quase que incontrolável.
Mas se você realmente não tem essa opção ou já tentou acordar mais cedo e não deu certo, remova todos os obstáculos que podem te impedir de seguir direto para o seu treino assim que terminar o trabalho.
Uma dica importante é arrumar a bolsa da academia na noite anterior e já levá-la ao sair de casa. E lembre-se: depois do treino, a sensação de se jogar no sofá e relaxar será ainda melhor!
4. Aceite um desafio
Voltando a dica número 1, mais do que simplesmente visualizar um resultado estético, crie uma meta de desempenho. Não há nada melhor do que a sensação de conseguir algo que você antes julgava impossível.
Quem quer continuar a se exercitar com regularidade, precisa de novos desafios. Seja uma repetição a mais, alguns minutos a menos na corrida. Conquiste objetivos!
Fonte: O Livre