

Segundo pesquisa da Universidade Estadual de Iowa, no Estados Unidos, levantar pesos por menos de uma hora por semana pode reduzir o risco de um ataque cardíaco ou derrame cerebral em até 70%. Os resultados mostraram que treinos de resistência são benéficos no controle dessas doenças, independentemente de serem associados ou não a uma atividade aeróbica.
Para chegar a essa conclusão, publicada na revista Medicine and Science in Sports and Exercise, os cientistas analisaram cerca de 13 mil adultos com problemas de coração.
“Os resultados são encorajadores, mas as pessoas farão o levantamento de peso parte de seu estilo de vida? Elas manterão esse hábito? Essa é a pergunta de um milhão de dólares ”, afirmou DC Lee, professor associado de cinesiologia e um dos responsáveis pela condução dos estudos.
Essa é uma das primeiras vezes em que pesquisadores relacionam os efeitos dos treinos de força com doenças cardiovasculares, cuja prevenção quase sempre é associada a exercícios aeróbicos.
Lee e seus colegas também investigaram os a associação entre exercícios de resistência e diabetes, bem como colesterol alto, e tiveram resultados animadores.
A conclusão é de que fazer uma hora de musculação por semana pode diminuir em 29% o risco de síndrome metabólica — uma condição que aumenta a propensão a doenças cardíacas, derrame e diabetes — e em 32% a chance de desenvolver colesterol alto.
Fonte: Metrópoles