Uma cafeteira acoplada ao painel do carro é o sonho de todo amante da bebida quente. Se a imagem surgiu na sua cabeça como uma visão do futuro ou de um veículo super moderno e tecnológico, esqueça. A máquina de fazer dentro de um automóvel vem dos anos 1950, mais precisamente de 1959 em um clássico Fusca da Volkswagen.
A cafeteira Hertella é acoplada ao painel do carro e pode ser retirada para limpeza.
“Consumo de energia de 40 watts, simples e prático. Também serve para chá, caldos, limão quente entre outros. Sempre à mão no porta-luvas e simplesmente anexado ao painel”, diz um folheto antigo que anunciava o produto, chamado de Hertella Auto Kaffeemachine, em alemão. Em entrevista ao portal especializado “The Drive”, um colecionador chamado Dave Hord contou como é ter o equipamento. Há alguns anos, ele tentou comprar a máquina de café de um vendedor na Sérvia, mas não teve sucesso. Recentemente, já em 2020, o mesmo anunciante colocou outro exemplar à venda, mas ele e Dave não chegaram a um acordo sobre o valor. O segundo produto foi vendido mas, meses depois, Dave conseguiu convencê-lo a vender a própria cafeteira. O problema é que pouco se sabe sobre o equipamento. No papel do anúncio que corre pela internet, é possível saber que existem dois tipos da máquina: uma de 6v e outra de 12v. Nem o vendedor nem Dave sabiam qual era a voltagem correta da máquina.
O anúncio da cafeteira, em alemão, na época em que ela foi lançada.
“Minha unidade não tem nenhuma marca para determinar a voltagem correta. Nós testamos com uma bateria de 6V e a lâmpada indicadora acende. Infelizmente, após cinco minutos, não sentimos nenhum calor. Não tive tempo de testar a resistência, para confirmar se o elemento do aquecedor deve funcionar. Portanto, ainda não o testamos em 12v”, explica.
“Eu sempre pensei que eles eram um coador ou uma máquina de café expresso, mas não. Não tenho as instruções, portanto, só posso dizer o que determinei por conta própria. Você enche o recipiente com água, coloca seu café e aquece a máquina. Presumo que você aqueça a unidade com o café nele, o que significa que basicamente faz o café como se fosse chá”, conta, antes de completar. “Eu acredito que essa máquina realmente faça um café horroroso.” – Carro voador é testado com sucesso no Japão Apesar do café ser provavelmente ruim, a máquina é facilmente removível do painel para quando o dono precisar limpar. O site estima que os valores atualizados de um equipamento desses, que nos anos 1950 custava 65 marcos alemães, seriam em torno de US$ 136. Porém, como item de colecionador, o preço dos poucos exemplares encontrados por aí circula pela casa de US$ 900.
Fonte: Hypeness