O Dia Mundial de Combate à AIDS tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre a doença e suas diversas formas de prevenção, bem como combate o estigma social e AIDSfobia.
A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data.
A ONG Impulse Rio e o programa estadual Rio sem LGBTIfobia disponobilizam atendimento jurídico, psicológico e a realização de teste de HIV e COVID 19 no Rio de Janeiro.
Dia Mundial de Combate à AIDS
A ONG Impulse Rio e o Programa Estadual Rio sem LBGTIfobia realizaram no ultimo dia 28/11 uma grande ação de conscientização praia de Copacabana. Ação que visava chamar a atenção para o Dia 01 de Dezembro, considerado Dia Mundial de Combate à AIDS.
O evento marca o inicio da programação do mês de Dezembro levou aos banhistas da praia de Copacabana informação a respeito dos métodos de prevenção ao HIV e alertava a respeito da importância da realização de teste para HIV.
“Pra mim foi um surpresa. Eu cheguei com um grupo de amigos aqui e vimos uma galera distribuindo camisinhas e informativos sobre AIDS. Eu nem sabia que tinha auto teste pra HIV. Achei muito bacana a iniciativa”, declarou Gabriela Tavares sobre o trabalho da ONG.
Além dos esclarecimentos a respeito do HIV, foram disponibilizados atendimento jurídico, psicológico e social para a população LGBTI, além da realização de testes de COVID 19. Segundo Gilberto Braz, morador da Cidade de São João de Meriti, na baixada esse tipo de atuação é muito importante.
Dia Mundial de Combate à AIDS é celebrado em todo o mundo
O Dia Mundial de Combate à AIDS tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença e suas diversas formas de prevenção, bem como combate o estigma social e AIDSfobia.
A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde em 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data e conta com a realização de diversas ações de organizações publicas e privadas.
Fonte: Põe na roda