Há algum tempo, é possível encontrar nas gôndolas de lojas de produtos naturais um produto semelhante a um miojo, mas que, diferentemente dele, pode ser considerado saudável.
O konjac é um tubérculo de origem japonesa utilizado, também, como uma planta medicinal. Seu preparo e aparência são semelhantes ao de um macarrão, com uma diferença que promete agradar ao público interessado em uma dieta equilibrada: ele é baixíssimo em calorias.
Ele também pode ser um bom aliado à perda de peso, já que é rico em fibras, ajuda na diminuição do colesterol LDL e conta com apenas nove (isso mesmo, nove!) calorias por porção de 100g.
O glucomanano presente nessa massa tem a capacidade de absorver até 100 vezes o seu volume em água, formando uma massa gelatinosa que preenche o estômago e ajuda no controle glicêmico. Fora isso, ainda pode auxiliar na diminuição da prisão de ventre e na hidratação, pois possui água em sua composição.
Além das inúmeras vantagens destacadas, ele ainda é de fácil preparo. Basta ferver com água e usar a criatividade nos acompanhamentos. Para tornar uma refeição mais rica e completa nutricionalmente, o ideal é acrescentar uma proteína e molhos artesanais, como sugo, branco, pesto e por aí vai.
Devido à composição nutricional, esse alimento se torna muito atrativo para os adeptos de dietas com baixo carboidrato e para o público vegano. O valor pode variar entre R$ 20 a R$ 25 a unidade, a depender da loja ou do e-commerce.
Vale lembrar que, por ser rico em fibras, é preciso moderação no consumo. Isso porque comer konjac demais pode causar inchaço, dores abdominais e náuseas.
Fonte: Metrópoles