Exagerar nas festas de final de ano é comum, por conta do clima festivo da época e da variedade de alimentos e bebidas. No entanto, com a chegada de janeiro, o ideal é mudar o foco para a saúde e bem-estar. Com esse objetivo, surgiu o Dry January ou, em tradução literal, Janeiro Seco. O movimento surgiu em 2013 para conscientizar as pessoas sobre o consumo excessivo de álcool.
A iniciativa é adotada por diversas personalidades, entre elas a modelo Bruna Zanardo, participante do Miss SupraNational Brasil 2020, em Brasília. Segundo ela, a prática promove o autoconhecimento e a visão de uma nova perspectiva sobre hábitos alimentares.
“Ficar 30 dias sem beber pode ser uma boa maneira de ajudar na sua higiene do sono, perda de peso, melhorar a sua energia e livrar você da ressaca por um mês”, afirma, brincando sobre como algumas pessoas se sentem após longos períodos de bebedeira.
Bruna conheceu o Janeiro Seco em 2017 e, embora tenha gostado da ideia, não se engajou de imediato. O frenesi do final e início de ano, com muitas festas de confraternização, encontros e ceias, a impediam de dar o gás necessário.
Com a pandemia do novo coronavírus e a redução dos eventos presenciais, ela viu a oportunidade de tirar o sonho do papel. A modelo, que antes apenas diminuía o consumo de bebidas alcoólicas em janeiro, se planejou em dezembro do ano passado para entrar na onda logo no primeiro dia de 2021.
Bruna é veterana em concursos de beleza. Ela já representou o país no Miss Beleza Internacional 2017 e no Miss Terra 2016. Além de modelo, ela é estudante de biomedicina e influenciadora no Instagram, onde soma 76,6 mil seguidores.
Fonte: Metrópoles