Receitas com hortelã são muito comuns na culinária árabe e em sucos com frutas por conferir um sabor refrescante ao resultado. Mas, além de aromática, essa erva tem um grande potencial para colaborar com a saúde por suas propriedades analgésicas e antiespasmódicas.
O chá de hortelã é ótimo para o tratamento de diversos problemas como má digestão, náusea ou vômito. Também contribui para combater o colesterol alto, dores abdominais e a cólica menstrual. Além disso, pode ser usado para aliviar dores de cabeça e congestão nasal ou pulmonar em casos de gripe ou resfriado.
A hortelã-verde é a espécie mais comum, também conhecida como Mentha spicata. Além dela, existe a hortelã-pimenta ou Mentha piperita. Aprenda sete receitas simples e deliciosas para incluir o chá de hortelã na sua rotina.
1. Chá de hortelã com canela e gengibre para emagrecer
Este chá pode ser preparado com qualquer tipo de hortelã. O gengibre e a canela são ingredientes conhecidos por acelerar o metabolismo e vão ajudar no processo de emagrecimento
Ingredientes:
6 folhas de hortelã;
1 pau de canela;
1 cm de raiz de gengibre;
180 ml de água.
Modo de preparo:
Junte os ingredientes em uma panela e deixe ferver por alguns minutos. Deixe em repouso até ficar morno; coe e consuma ao longo do dia. Ele não pode ser adoçado.
2. Chá de hortelã comum para febre
Quando combinado com ulmária ou rainha-dos-prados e com laranja-amarga, o chá de hortelã é bom para o tratamento da febre, pois provoca o aumento do suor. Ele também é auxilia no tratamento de problemas respiratórios, como tosse, asma, gripe, rouquidão, coriza e congestão nasal.
Ingredientes:
15 g de folhas de hortelã comum;
70 g de flores de tília;
10 g de rainha-dos-prados;
5 g de laranja amarga.
Modo de preparo:
Coloque uma colher de sopa da mistura de plantas em uma xícara e adicione 150 ml de água fervente. Deixe repousar por dez minutos e coe. Este chá deve ser consumido várias vezes ao dia.
3. Chá de hortelã para dor de estômago
Quando combinado com raiz de alcaçuz esmagada e flores de camomila, este chá é bom para o tratamento de inflamações no estômago como a gastrite. A camomila possui propriedades calmantes e ajuda a aliviar os sintomas e a promover a sensação de bem estar.
Ingredientes:
1 colher de chá de folhas de hortelã frescas ou secas;
1 colher de chá de raiz de alcaçuz esmagada;
1/2 colher de chá de flores de camomila.
Modo de preparo:
Juntar os ingredientes em uma xícara de chá e adicionar 150 ml de água fervente. Deixar em repouso por cinco a dez minutos para depois coar. Este chá deve ser bebido de três a quatro vezes por dia.
4. Chá de hortelã-pimenta para cólica ou gases
O chá de hortelã-pimenta é bom para combater a cólica menstrual e os gases intestinais.
Ingredientes:
2 colheres de chá de folhas secas inteiras ou trituradas de hortelã-pimenta ou 2 a 3 folhas frescas;
150 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Coloque as folhas de hortelã-pimenta em uma xícara de chá e acrescente a água fervente. Deixe a infusão repousar durante cinco a sete minutos e coe. O chá deve ser consumido de três a quatro vezes por dia, de preferência após as refeições.
5. Chá de hortelã-pimenta para melhorar a digestão
Dores de estômago e espasmos podem ser aliviados com a infusão de hortelã-pimenta combinada com sementes secas de funcho ou erva-doce e folhas de melissa, também conhecida como erva-cidreira. A mistura tem propriedades digestivas e calmantes e promoverá a sensação de bem estar e a digestão.
Ingredientes:
2 colheres de chá de folhas secas de hortelã-pimenta;
2 colheres de chá de sementes de funcho ou erva-doce;
2 colheres de chá de folha de erva-cidreira.
Modo de preparo:
Coloque uma colher de sopa da mistura de ervas em uma xícara de chá e acrescente água fervente. Deixe a infusão em repouso durante 10 minutos e coe antes de consumir. O chá deve ser bebido bem quente, de duas a três vezes por dia e, de preferência, após ou entre as refeições.
6. Chá de hortelã-da-folha-grossa
Este chá é indicado para combater as doenças respiratórias como a gripe ou o resfriado.
Ingredientes:
6 folhas picadas de hortelã-da-folha-grossa;
150 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Adicione a água fervente sobre as folhas picadas e amassadas e deixe-as em repouso por um tempo entre cinco e sete minutos. Coe e tome de três a quatro xícaras por dia. O chá pode ser adoçado com mel.
7. Chá de hortelã contra diarreia
O chá de folhas de hortelã é um grande aliado para a digestão, para reduzir a náusea, o vômito e para acalmar o intestino.
Ingredientes:
2 a 3 colheres de folhas frescas, secas ou trituradas de hortelã;
150 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Coloque as folhas de hortelã em uma xícara e acrescente a água fervente, depois tampe e deixe em repouso por dez minutos. Este chá deve ser bebido de três a quatro vezes por dia, após ou entre as refeições.
Além do chá, a folha de hortelã pode ser consumida em cápsulas com óleo ou extrato seco da planta ou na forma de óleo essencial para a pele e aromaterapia. O chá de hortelã é contraindicado para crianças com menos de 5 anos e durante a gravidez porque pode afetar o bebê. (Com informações do portal Tua Saúde)
Fonte: Metrópoles