Um artigo científico publicado pelo jornal “JAMA Internal Medicine” encontrou em exercícios de atenção plena, como a yoga e a meditação, uma esperança para quem tem enxaqueca. De acordo com a pesquisa, a redução do estresse provocada pela prática dessas atividades pode trazer benefícios reais aos que sofrem com a dor.
Praticar exercícios como yoga e meditação podem ajudar a reduzir enxaquecas e estresse.
Pesquisadores avaliaram 89 pessoas com histórico da doença. Parte delas foi designada aleatoriamente para realizar as yoga e meditar, e um outro grupo foi direcionado para fazer exercícios para dor de cabeça. O treinamento teve a duração de oito sessões de duas horas cada. O grupo da atenção plena seguiu um ciclo de atividades padrão e ainda contou com arquivos de áudio para praticar em casa por meia hora ao dia. O segundo grupo recebeu aulas sobre dor de cabeça, gatilhos de estresse e como cuidar dos sintomas. – O yoga mudou a postura e a vida desta senhora de 87 anos
O resultado mostrou que ambos os grupos relataram diminuição da dor de cabeça. Porém, apenas o grupo que fez yoga e meditou identificou uma redução na incapacidade de fazer qualquer atividade e percebeu ainda uma melhora significativa na qualidade de vida. “Exercícios de atenção plena podem diminuir as dores da enxaqueca e os impactos que ela causa na vida das pessoas”, afirmou Rebecca Erwin Wells, professora associada de neurologia da Wake Forest School of Medicine, sobre os resultados preliminares. “Em uma época em que os opioides ainda estão sendo usados para a enxaqueca, encontrar opções seguras não medicamentosas com benefícios de longo prazo tem implicações significativas.”
Fonte: Hypeness