Um comerciante de Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro, afirmou que uma caixa de ovos cozinhou com o calor escaldante registrado na capital fluminense nesta sexta-feira (29). Em um vídeo, é possível ver os funcionários abrindo os ovos; eles já estavam completamente cozidos. Apesar de parecer surreal, físicos afirmaram que é possível que isso ocorra.
Segundo funcionários de lanchonete em Bangu, no Rio de Janeiro, ovo estava cozinho dentro da embalagem graças ao calor carioca.
A história foi divulgada pela TV Globo e aconteceu pela manhã. A máxima prevista para a capital para o dia era de 41ºC. Só em janeiro, já foram registradas temperaturas acima dos 39ºC no Rio e quase 40ºC em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. -Estudo inédito mostra que efeito estufa aumentou temperatura no Sudeste do Brasil “A cartela que estava por cima da caixa ficou praticamente toda cozida”, disse o comerciante Leonardo Ramos à Globo. “Já tomei providências. Agora eu coloquei no escritório, onde tem ar, porque é complicado”, completou.
Segundo físicos, um ovo que fica a 55ºC durante uma hora pode acabar cozido. Somando o calor da Zona Oeste com uma cozinha industrial, por exemplo, o caso seria absolutamente plausível (apesar de absurdo). Dá uma olhada no vídeo dos funcionários abrindo os ovos cozidos na embalagem:
Em 2019, Bangu já havia sido palco de outra aventura gastronômica graças ao calor escaldante. O protagonista, claro, também era um ovo.
Fonte: Hypeness