A vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal será retomada às 14h desta quarta-feira (17/2). A imunização do grupo prioritário ficou paralisada durante o Carnaval, mas volta a atender os idosos com 79 anos ou mais e quem já pode tomar a segunda dose.
A aplicação do imunizante não está liberada para os idosos com idades entre 75 anos e menos de 79. “A Secretaria de Saúde do DF vem adotando cautela na ampliação do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 justamente por entender a dificuldade da obtenção de doses de vacina neste momento, e também da prioridade estratégica em garantir a segunda dose da imunização contra a doença”, afirmou a pasta, por meio de nota.
Até o momento, 111.028 pessoas receberam a 1ª dose da vacina. A 2ª dose só pode ser tomada para quem está na data prevista para recebê-la. Os prazos entre a 1ª e a 2ª doses variam de acordo com o tipo de imunizante aplicado. Para quem tomou a Coronavac, o prazo é de 14 a 28 dias após a 1ª aplicação. No caso da Covishield, esse intervalo é de até 90 dias.
A vacinação contra a Covid-19 começou em Brasília no dia 19 de janeiro. O DF recebeu 162.560 doses da CoronaVac, que é produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e 41,5 mil doses da vacina Covishield, desenvolvida pela universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica sueco-britânica AstraZeneca.
Cerca de 5% das doses das duas vacinas fazem parte da reserva técnica para suprir possíveis perdas que possam acontecer ao longo da campanha. Dessa forma, há estoque para uma eventual reposição.
Com exceção desta Quarta-Feira de Cinza, durante a qual a imunização terá início às 14h, a vacinação ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Veja os locais de vacinação:
Nova remessa
Durante a inauguração de posto-base descentralizado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Taguatinga, no último dia 11, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, adiantou que, até o próximo dia 23, chegarão ao Distrito Federal cerca de 100 mil doses da Coronavac.
Segundo Okumoto, existe um plano de distribuição determinado pelo fabricante sobre os IFAs (matéria-prima para a produção do imunizante) que chegaram ao Instituto Butantan, em 3 de fevereiro – na prática, leva em torno de 17 dias para a produção. “Então, estará viabilizada a finalização da fabricação no dia 20, mais ou menos, e, com todo o trabalho de logística, a gente calcula que, no dia 23, estará chegando essa nova quantidade para Brasília”, afirmou.
No momento, idosos de 79 anos ou mais são vacinados no DF. “O quantitativo é de 6,1 mil pessoas recebendo a dose. Como nós iniciamos antes do que Minas e Goiás, muitos idosos do Entorno estão vindo vacinar. Estamos atendendo a todos com maior atenção. Logicamente, quando a gente antecipa a vacinação para 79 (anos), também vamos vacinar esse público aqui no DF”, destacou o secretário de Saúde.
Fonte: Metrópoles