A exposição virtual Transfuture*, que começa nesta sexta-feira (29/1), Dia da Visibilidade Trans, reúne obras de cinco artistas trans do Distrito Federal com múltiplas investigações em arte: Beau Costa, Maria Léo Araruna, Pietra Sousa, Rômulo Barros e Rosa Luz. A mostra poderá ser conferida a partir das 19h no site oficial. No mesmo horário, haverá um lançamento virtual pelo canal do Bocadim no YouTube.
O projeto reúne trabalhos em linguagens como performance, desenho, pintura digital, vídeo, escultura, música e literatura, sob a curadoria de Isaac Guimarães e Yná Kabe Rodríguez. “O prefixo trans indica ‘ir além de’. Criamos, então, o verbo ‘transfuturar’, que define o exercício de pensar futuros além da lógica corrente. Quando ‘transfuturo’, vejo no meu horizonte aproximações entre arte, gênero, memória e tecnologia. Nessa elaboração, me projeto podendo responder, por exemplo, quais são e quais foram as grandes artistas trans e travestis na História da Arte”, explica Isaac, em material divulgado à imprensa. “A Transfuture* é uma reunião de práticas diversas que se debruçam em investigações sobre autonomia. É um lugar onde as narrativas são retomadas e transformadas em potência de vida. É quando a prática artística é moldada pelo cotidiano ao mesmo tempo transgredindo o presente”, conclui Kabe.
A exposição faz parte das ações que precedem a realização do Festival Bocadim, que chega à oitava edição em outubro. Entre as atividades prévias, financiadas pela Secretaria de Turismo do DF, estão atividades formativas para pessoas LGBTQ+, em maio, com oficinas de moda, cenografia, produção cultural, mixologia de drinks e outros; o 1º Seminário de Turismo LGBTQ+ do Centro-oeste e a segunda edição do seminário A Outra Semana do Orgulho, em junho. Em agosto, haverá também um bate-papo on-line em comemoração ao Dia da Visibilidade Lésbica.
Serviço:
Exposição virtual Transfuture*. Abertura nesta sexta-feira (29/1), às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal Bocadim Festivalzim LGBTQ.
Fonte: Correio Braziliense