A imagem do deserto do Saara coberto de gelo pode parecer um delírio surrealista, o cenário paradoxal de um sonho, a própria definição do impossível – mas é, em verdade, um fenômeno raro e passageiro, costumeiramente apagado pelo sol e os calores escaldantes do maior deserto do planeta, e somente registrado por 4 vezes nos últimos 42 anos. Para nossa sorte, em meados de janeiro de 2021 o fotógrafo Karim Bouchetata se encontrava de câmera em punho nos arredores da cidade de Ain Sefra, na Algéria, quando mais uma vez nevou sobre o Saara – e ele fotografou essa inacreditável visão.
O período de janeiro costuma ser de quedas extremas de temperatura na região – quando o mesmo local que costuma marcar 50ºC no verão é capaz de alcançar gélidos -3ºC. A cidade de Ain Sefra fica a mais de 1000 metros de altitude na Cordilheira do Atlas, cadeia de montanhas localizada a noroeste do continente africano, e por isso o frio costuma ser especialmente intenso por lá nessa época do ano. Ainda assim, a neve é fenômeno raríssimo, e ainda mais seu registro. Nevascas ainda maiores ocorreram em dezembro de 2016 e janeiro de 2018, mas antes disso o último caso notado data de 1979.
Estar no lugar certo e no momento certo é variável determinante para se conquistar a foto perfeita, e por isso Karim foi premiado com algumas das mais incríveis fotografias de neve sobre o Saara que se tem notícia. Os incríveis padrões que o gelo formou sobre o areia, assim como a sobreposições de cores e sensações para quem vê as fotos tornou o ensaio de Karim em obra ainda mais impactante – tão rara que parece mera montagem. A neve e o gelo derreteram rapidamente, mas posaram para as lentes de Karim registrarem o ocorrido.
Com uma área que se estende por mais 9,2 milhões de quilômetros quadrados por vários países do norte da África, o Saara e é o maior deserto quente do mundo, indo do Mar Vermelho até o Oceano Atlântico. Para além de sua dimensão, porém, ele é também conhecido por uma imensa amplitude térmica – e não é comum que após um dia superando a faixa dos 50ºC de calor, a noite caia para o frio de 0ºC. Nevascas recentes também foram noticiadas na Arábia Saudita, no Líbano, na Síria e no Irã, provocadas por uma onda polar que fez nevar onde normalmente só o calor impera.
Fonte: Hypeness