Ter uma boa noite de sono é o primeiro passo para quem deseja emagrecer. Isso porque o excesso de peso pode estar relacionado à produção de hormônios relacionados à fome e ao estresse e a desregulação das funções do corpo.
A maioria das pessoas precisa dormir de seis a oito horas por dia para repor as energias e manter o bom funcionamento do organismo. Uma pessoa saudável gasta, em média, 80 calorias por hora de sono, o que sugere que somente dormir não emagrece, mas contribui para a perda de peso de outras formas. Veja sete delas:
1 – Diminui a produção de grelina
A grelina é um hormônio produzido no estômago que auxilia a digestão, mas também aumenta a fome e estimula o apetite. Quando uma pessoa dorme pouco ou não tem uma boa noite de sono, a grelina é produzida em maior quantidade, favorecendo o aumento da fome.
2 – Aumenta a liberação de leptina
Produzido durante o sono, este hormônio está relacionado com a promoção da sensação de saciedade. Ter níveis de leptina maiores que a de grelina é importante na regulação do apetite e para controlar as compulsões alimentares, que é quando se sente uma vontade incontrolável de comer.
3 – Estimula o hormônio do crescimento
O hormônio do crescimento (GH) é produzido em maior quantidade durante o sono. Ele é importante para quem quer perder peso, pois estimula a redução da gordura corporal, a manutenção da quantidade de massa magra e a renovação celular, além de melhorar o funcionamento do sistema imune.
4 – Produz melatonina
A melatonina ajuda a dormir melhor e a aumentar os benefícios do sono, além de estimular a neutralização dos radicais livres durante este período e controlar a produção de hormônios femininos, o que combate o acúmulo de gordura.
5 – Diminui o estresse
Os hormônios produzidos no estresse, como adrenalina e cortisol, aumentam na falta de sono. Quando os seus níveis estão elevados, impedem a queima de gordura e a formação de massa magra, além de aumentarem os níveis de açúcar no sangue, dificultando o emagrecimento.
6 – Aumenta a disposição
Uma boa noite de sono permite que se acorde com mais energia no dia seguinte, o que diminui a preguiça e aumenta a disposição para gastar mais calorias através de atividades e exercícios.
7 – Ajuda a comer menos
Quando se permanece muito tempo acordado, a sensação de fome e apetite aumentam. Uma noite de o sono adequada ajuda a inibir a vontade de comer e fazer ataques à geladeira.
Para obter o sono com qualidade é importante respeitar o horário de sono e evitar trocar a noite pelo dia; ter um ambiente sem barulhos e com pouca luz; e evitar tomar bebidas estimulantes após às 17h. Dormir por 30 minutos após o almoço também ajuda a melhorar a disposição e o sono à noite. (Com informações do portal Tua Saúde)
Fonte: Metrópoles