A melhor maneira de emagrecer, segundo a nutricionista Sónia Marcelo, autora do livro Guerra ao Açúcar, não é praticar muitos exercícios durante a semana, e sim reduzir a ingestão diária de calorias. Afinal, de nada adianta gastar energia nos treinos e consumir o triplo em pratos exacerbados de comida.
A missão de comer menos, no entanto, nem sempre é fácil. Pensando nisso, em entrevista à revista Nit, a profissional selecionou seis dicas preciosas (e muito fáceis) para consumir menos calorias. Confira!
1. Use pratos menores
De acordo com a nutricionista, é cientificamente comprovado que comer em pratos menores, como os de sobremesa, reduz a ingestão de alimentos em até 20%.
2. Atente-se ao teor de proteínas, carboidratos e vegetais
“Um prato saudável deve conter ¼ de proteínas (carne magra, peixe e ovos), ¼ de carboidratos complexos (massa e arroz integral, batata doce, quinoa, inhame etc) e ½ de vegetais (legumes e saladas)”, revelou Sónia. Ela afirma que essa composição balanceada ajuda a manter o corpo saciado por mais tempo.
3. Mastigue bem
“Truque é essencial”, destacou a nutricionista. “Quantas vezes você comeu (ou devorou) o almoço e não ficou satisfeita? Isso acontece porque o estômago leva cerca de 20 minutos para enviar mensagem ao cérebro de que está reabastecido”, elucidou.
4. Coma mais vezes e em porções menores
Comer mais vezes ao longo do dia, mas em porções menores, também auxilia na perda de peso. “Divida o lanche que planejou em dois. Imagine que estipulou comer uma fruta, um iogurte e um pouco de granola. Coma o iogurte com a granola no primeiro lanche e, depois de duas a três horas, deguste a fruta”, orientou.
5. Use as mãos para medir a comida
É um truque simples e curioso, mas muito prático. Ele te ajuda a saber exatamente a quantidade ideal de cada alimento. “A porção perfeita de carboidrato corresponde a uma mão fechada; a de proteína, à palma da mão; a de fruta, uma mão cheia; e a de legume, as duas mãos”, detalhou Sónia.
6. Beba mais água
Nunca é demais lembrar que a água é essencial para todos os processos do organismo, inclusive o de emagrecimento. “Além de hidratar e eliminar toxinas, a água ajuda a saciar. Experimente beber dois copos 30 minutos antes das refeições e perceba a diferença na fome”, recomendou a especialista.
Fonte: Metrópoles