O metabolismo desacelera consideravelmente a partir dos 30 anos, tornando o processo de emagrecimento mais lento. Quem atesta é o educador físico e ex-BBB Fernando Medeiros.
“Existe uma estimativa de que a desaceleração do metabolismo evolui entre 3% e 8% a cada 10 anos. Após os 30, no entanto, ela é mais perceptível”, disse Fernando, em entrevista à revista Máxima.
Ele afirma, entretanto, que há maneiras de contornar a situação para conseguir reduzir medidas em qualquer faixa etária. O principal segredo? Praticar exercícios físicos regularmente.
“O exercício será sempre bem-vindo, independente da modalidade, mas a musculação é a atividade que proporciona respostas muito rápidas e duradouras no que diz respeito ao aumento da massa muscular”, declarou. Segundo ele, quanto maior a massa muscular, mais rápido o metabolismo.
A musculação deve ser realizada ao menos duas vezes na semana, conforme orientações do especialista.
Para manter o foco e não desistir do treino, Fernando sugere intercalar diferentes tipos de atividade, como corrida e dança. “Nesta fase da vida, aparecem dores, estresse por conta dos boletos, relacionamento com a família, entre outros. Por isso, temos que nos cobrar menos, fazer atividades que nos dão prazer e pensar a médio e longo prazo. Treinos em dupla ou em grupos ajudam muito nesse quesito”, adicionou.
Outra dica do profissional é aumentar a ingestão de proteínas e garantir boas noites de sono, fundamentais para acelerar a produção de hormônios benéficos à construção muscular.
Fonte: Metrópoles