

O sonho de passar alguns dias fora da Terra está próximo de se tornar realidade: a inauguração do primeiro hotel em pleno espaço, orbitando ao redor do nosso planeta, foi anunciada para 2027 pela Orbital Assembly Corporation, empresa fundada pela Fundação Gateway. Segundo o anúncio, o Voyager Class Space Station terá capacidade de receber cerca de 400 hóspedes em 24 módulos com quartos diversos em uma imensa roda em permanente rotação: o sonho da viagem ao espaço irá ganhar hospedagem de luxo.
Arquitetos projetam o aeroporto do futuro para viagens espaciais comerciais
A engenharia da construção em roda e movimento foi planejada para facilitar o controle do nível da gravidade artificial no hotel, aumentando ou reduzindo a velocidade da rotação. O projeto inclui restaurante, spa e cinema, além das mais espetaculares vistas do universo – literalmente – em cada quarto. Mais do que somente um empreendimento turístico com intuitos comerciais, a construção do Voyager é vista pela Fundação Gateway como um primeiro passo para o verdadeiro objetivo por trás da Orbital Assembly Corporation: colonizar o espaço.
O projeto original tinha inauguração agendada para 2025, mas a pandemia provocou atrasos significativos, e agora, segundo a empresa, a ideia é que os primeiros hóspedes façam seu check-in no espaço em 2027. Além dos turistas espaciais, a estação também funcionará como um laboratório para cientistas das diversas agencias especiais a fim de conduzirem experimentos em baixa gravidade. Segundo o site da Fundação, cada módulo residencial terá água corrente, ginásio, sala executiva, cozinha, bar, hospedagem e um espaço para acomodar a equipe que trabalhará na “primeira construção espacial comercial da história.
Antes mesmo da inauguração do Voyager Class Space Station, o projeto já se envolveu em polêmica, por conta do nome que anteriormente carregava. Originalmente intitulado Von Braun Station, o hotel espacial homenageava assim Wernher von Braun, um engenheiro aeroespacial alemão que liderou o desenvolvimento de foguetes para o Partido Nazista, ainda que posteriormente Von Braun tenha afirmado que seu envolvimento visava somente não interromper seu trabalho e se proteger das perseguições aos comunistas.
Anos mais tarde o engenheiro viria a se tornar uma das mais importantes lideranças dentro da NASA durante o período de corrida espacial, que levaria a Apollo 11 a pousar na lua, em 1969. De todo modo, a controversia levou o nome do hotel a ser alterado.
Detalhe de restaurante no hotel
“A estação não era sobre ele, mas sim baseada em seus designs, e no apreço por suas contribuições à ciência e à pesquisa espacial”, afirmou John Blincow, da Fundação Gateway. De acordo com Tim Alatorre, arquiteto senior na OAC, o nome mudou, mas o objetivo segue sendo o mesmo: “Criar a cultura aeroespacial na qual pessoas viajem ao espaço ou mesmo vivam por lá”.
A incrível história do cosmonauta que ficou ‘preso’ no espaço porque seu país deixou de existir A Voyager Class Space Station não é, no entanto, o primeiro projeto de um hotel especial de luxo: a Orion Span Inc. também anunciou, em 2018, a inauguração de seu hotel espacial para, pasmem, 2021. As mudanças que o mundo viveu de lá pra cá, porém, também atrasaram essa inauguração extraterrena, e a concorrência não será tímida, pois a NASA também anunciou, em 2020, a pretensão de inaugurar seu hotel espacial em 2024.
Fonte: Hypeness