Uma excelente forma de baixar o colesterol é beber durante o dia chás feitos com plantas medicinais. Além de ajudar a desintoxicar o organismo, alguns chás como, por exemplo, o de alcachofra e o chá mate, possuem propriedades que ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
É importante que os chás sejam tomados sob orientação médica e não substituam o tratamento recomendado, sendo apenas uma forma de complementar a dieta para baixar o colesterol. Para manter as taxas sob controle é importante manter uma dieta equilibrada – sem excesso de gorduras e açúcares, além de praticar atividades físicas regularmente.
Veja dicas importantes para manter o colesterol controlado:
Realizar atividades físicas, como caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar, por exemplo, durante 45 minutos cerca de 3 a 4 vezes por semana;
Diminuir o consumo de manteiga, margarina, frituras, queijos amarelos, embutidos, queijo, molhos e maionese;
Diminuir o consumo de alimentos açucarados;
Aumentar o consumo de gorduras boas, ricas em ômega-3 e gorduras saturadas, como o salmão, o abacate, os frutos secos, as sementes, o azeite de oliva e a linhaça;
Aumentar o consumo de fibras, ingerindo de 3 a 5 porções de frutas e vegetais por dia;
Beber suco de berinjela com laranja em jejum, já que favorece a eliminação da gordura que se encontra no sangue.
Aprenda chás que ajudam no tratamento de colesterol alto:
1. Chá de alcachofra
A alcachofra tem propriedades depurativas do sangue e contém ácidos na sua composição que reduzem o excesso de colesterol no sangue, além de diminuir a pressão arterial e prevenir a aterosclerose.
Como preparar e tomar: adicionar 2 a 4g de folhas de alcachofra em 240 ml de água fervente. Deixar repousar durante 5 minutos, coar e beber 2 a 3 xícaras por dia antes das refeições principais.
Contraindicações: este chá não deve ser consumido por pessoas que possuem obstrução do ducto biliar, durante a gravidez e período de amamentação, além de também não ser recomendado para pessoas com hipertensão ou doenças cardíacas e crianças com menos de 12 anos.
2. Chá de dente-de-leão
O dente-de-leão ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue, evitando o depósito de gorduras nos vasos sanguíneos, isso porque possui compostos que garantem propriedades antioxidantes a essa planta.
Como preparar e tomar: adicionar 1 colher de sopa da raiz de dente de leão triturada em 200 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber cerca de 3 xícaras de chá por dia.
Contraindicações: essa planta não deve ser utilizada por pessoas que possuem hipersensibilidade a ela, que possuem obstrução dos ductos biliares ou oclusão intestinal. Além disso, não deve ser usada na gravidez e durante a fase de amamentação.
3. Chá de cúrcuma
A cúrcuma possui um composto bioativo chamado curcumina, uma substância que ajuda a baixar os níveis de colesterol no sangue devido à sua ação antioxidante e exerce efeito cardioprotetor.
Como prepara e tomar: colocar 1 colher de chá de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. É recomendado tomar 3 xícaras por dia entre as refeições.
Contraindicações: obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula e em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes. Na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.
4. Chá mate
A erva-mate possui saponinas, que são compostos orgânicos que diminuem a absorção de gorduras e colesterol no intestino, aumentando a sua excreção através das fezes.
Como preparar e tomar: colocar 3 colheres de chá de erva-mate em 500 ml de água fervente, deixar amornar, coar e beber até 1,5 litros do chá por dia.
Contraindicações: este chá não deve ser consumido por mulheres grávidas, durante a fase de amamentação e por pessoas que tenham ansiedade, nervosismo, insônia, gastrite, úlceras, refluxo e hipertensão não controlada, pois possui cafeína.
5. Chá verde
O chá verde é rico em catequinas, flavonoides e outros compostos que possuem propriedades antioxidantes e ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim, o LDL, e os triglicerídeos no sangue.
Como preparar e tomar: adicionar 1 colher de sopa de chá verde em 240 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Coar e beber morno até 4 xícaras por dia entre as refeições.
Contraindicações: esse chá não deve ser consumido durante a gravidez ou período de amamentação. Também é contraindicado para pessoas que possuem insônia, gastrite, úlceras e hipertensão, já que contém cafeína. Além disso, deve ser evitado por pessoas que tomam anticoagulantes e que possuem hipotireoidismo.
6. Chá vermelho
O chá vermelho, também chamado de pu-er, além de ser rico em antioxidantes, também contém um composto chamado teobromina, que aumenta a excreção, através das fezes, de colesterol e promove alteração no metabolismo das gorduras.
Como preparar e tomar: ferver 1 litro de água, acrescentar 2 colheres de sopa de chá vermelho e tapar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber 3 xícaras por dia.
Contraindicações: esse chá não deve ser ingerido por mulheres grávidas ou em fase de amamentação, por pessoas que possuem insônia, gastrite, refluxo gastroesofágico, hipertensão ou problemas cardíacos, já que possui cafeína. (Com informações do portal Tua Saúde)
Fonte: Metrópoles