A menopausa é caracterizada pelo fim da menstruação, por volta dos 45 anos de idade, e marcada por sintomas como ondas de calor que surgem repentinamente e a sensação de calafrios que vêm logo a seguir.
Nessa fase, acontecem mudanças na forma do corpo e fica mais fácil acumular gordura na região abdominal. Há também uma tendência maior a reter líquidos, causando inchaço. Mas só a alteração hormonal dessa fase da vida não justifica o aumento de peso, e é importante ter uma alimentação equilibrada e manter a prática regular de exercício físico.
Por isso, as mulheres durante a menopausa devem garantir um gasto de calorias maior, com atividades físicas mais intensas e uma alimentação rica em frutas e legumes, que são alimentos menos calóricos.
Algumas dicas para perder barriga na menopausa incluem:
Fazer pelo menos seis refeições ao longo do dia;
Comer sopa antes do prato principal, pois ajuda a regular a quantidade de calorias ingeridas durante a refeição;
Ingerir alimentos com baixo índice glicêmico, como o iogurte e maçã com casca;
Incluir na refeição alimentos ricos em proteínas e pobres em gordura, como carne, queijo branco e ovos, porque aumentam a sensação de saciedade;
Fazer hidroginástica ou pilates, pelo menos duas vezes por semana.
A melhor maneira de perder barriga é fazer uma combinação de dieta equilibrada com exercício físico e, por isso, a mulher deve fazer pelo menos 30 minutos de atividades aeróbicas, como caminhar, correr ou andar de bicicleta, todos os dias.
Com informações do portal Tua Saúde
Fonte: Metrópoles