

Uma mulher trans das Filipinas foi obrigada a retirar um testículo após o ato de aquendar, ou seja, esconder o pênis para trás, causar danos ao órgão. O caso da paciente de 24 anos foi documentado na revista especializada Urology Case Reports. Segundo o artigo, escrito pelo médico Clarence Debarbo, por não ter passado por uma cirurgia de transição de gênero, ela escondia os genitais por, pelo menos, quatro vezes na semana, para realizar suas atividades.
De acordo com o relato da paciente, o ato causava dor. Na última vez que aquendou, os testículos sofreram uma torção intensa, fazendo com que fosse cortada a corrente sanguínea para o local. No hospital, a paciente quis tirar os dois testículos, mas, ao ser informada que não poderia ter mais filhos, decidiu tirar apenas um deles.
“A paciente passava por dor e desconforto há 6 anos por conta do ato de aquendar. Os transgêneros, geralmente, relutam em procurar ajuda médica ao sentir dor testicular. Quando vão atrás de um médico, já é tarde demais para salvar os testículos”, diz Clarence Debarbo no estudo médico.
A cirurgia na paciente de 24 anos foi realizada com sucesso. Uma em 4 mil pessoas podem vir a ter torção dos testículos, sendo mais comum entre os 12 e os 18 anos.
Fonte: Metrópoles