Alguns sites hoje possuem tanto poder e influência que é como se fossem verdadeiros países – e foi dessa premissa que o designer eslovaco Martin Vargic partiu para criar seu Map of the Internet, que emula antigos mapas históricos e imagina que os maiores e mais populares endereços da rede, como Google, YouTube e Wikipedia, são verdadeiras nações. O mapa se refere aos acessos de 2020 e 2021, mas Vargic levou diversos outros fatores em consideração para montar seu imenso “mapa da internet”, como o nome sugere em tradução livre.Com milhares de sites registrados como países ou cidades, o mapa agrupa os endereços por categorias e similaridades: as regiões e continentes reúnem, por exemplo, sites de notícias em um canto, redes sociais em outro, assim como e-commerce, o chamado entretenimento adulto, empresas de software e mais. Ferramentas de busca, fundadores dos sites, CEO das empresas, até a Dark Web está representada no mapa – que registra em detalhes a dimensão da internet, ainda que tais milhares representem uma gota no oceano de informação e sites que a rede hoje representa.No centro do mapa estão os provedores e navegadores, reconhecidos como espécie de espinha dorsal da internet; sites científicos e de universidades também têm seu próprio continente – a Dark Web fica ao extremo sul, numa espécie de Antártida obscura da rede. A “região”dos sites de notícia é naturalmente uma das mais diversas e divididas, já que cada país possui um jornal popular: não por acaso, estão lá, com grande e visível destaque, os “países” do Globo e da Folha.Martin Vargic é um jovem designer eslovaco que já realizou versões anteriores, não tão completas e complexas, de tal mapeamento – os mapas de 2014 e 2015 reuniam cerca de 200 sites, enquanto a versão atualizada de 2021 supera a casa dos 3.000 sites anotados. O trabalho monumental de Vargic oferece uma ínfima porém considerável dimensão da expansão da internet hoje, tornando a simbologia do trabalho do mapa cada vez mais próxima da realidade – e pode ser visto em alta resolução aqui.Fonte: Hypeness