Moradores do Distrito Federal com 58 anos e que não têm comorbidades já podem agendar o recebimento da primeira dose da vacina contra a Covid-19. O agendamento deve ser feito pelo site vacina.saude.df.gov.br, e a aplicação já se inicia nesta terça-feira (8/6).
O agendamento começou às 17h desta segunda-feira (7/6). De acordo com a Secretaria de Saúde, a inclusão da nova faixa etária foi possível graças ao remanejamento de doses restantes de grupos prioritários contemplados anteriormente e que, por algum motivo, não buscaram a vacinação.
Dados da Codeplan estimam que aproximadamente 28 mil pessoas nessa faixa etária vivem no DF, e cerca de 20 mil indivíduos estariam aptos a vacinar. Os demais já teriam sido imunizados em grupos prioritários.
As pessoas que agendarem e não comparecerem para receber a vacina até cinco dias após a data marcada perdem a prioridade na imunização caso não tenham justificativa.
Chegada de 30 mil novas doses
O DF recebe, nesta segunda, 30.420 doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. A nova remessa está prevista no 21º informe técnico do Ministério da Saúde, divulgado nesta tarde.
Todas as unidades do imunizante serão reservadas para a primeira dose. Do total, 18.069 são destinadas a pessoas com comorbidades, gestantes e deficientes. O grupo prioritário da educação vai ficar com 8.300 doses. Já para as forças de segurança serão destinadas 1.457 unidades. A menor quantidade será para os aeroportuários: 320.
Profissionais das forças de segurança devem procurar a vacinação no ponto da Praça dos Cristais, mediante lista nominal produzida pela Secretaria de Segurança Pública. Ao longo desta semana, os professores da educação básica continuam sendo vacinados nas UBS da região central. A partir da próxima semana, esse público deve buscar o ponto de vacinação da Praça dos Cristais.
Já os funcionários do sistema de transporte aeroportuário devem comparecer à UBS nº 3 do Guará, também mediante lista nominal feita pela Inframerica.
Fonte: Metrópoles