Uma mulher ligou para a Polícia Militar do Estado de São Paulo pedindo pizza. Em 90% dos casos, provavelmente, o telefonema seria visto como trote. Mas não foi. Isso porque os policiais entenderam que se tratava de uma vítima de violência doméstica pedindo por socorro.
Polícia atendeu chamado de mulher que pediu ajuda por ser vítima de violência doméstica de forma codificada
A mulher, de 54 anos, moradora do município de Andradina (SP), ligou para os policiais pedindo uma pizza. O cabo do Comando de Policiamento do Interior (COPOM) de Araçatuba identificou que a ligação poderia se referir a uma mulher em situação de violência doméstica. Após enviar as viaturas para o local, foi confirmado que se tratava de um caso de violência de gênero. – Think Olga lança relatório sobre violência doméstica, saúde e trabalho durante coronavírus Segundo a Polícia Militar, a mulher pediu socorro pois seu companheiro a agredia física e verbalmente, além de ameaçar matá-la e seus filhos. O homem não foi detido porque conseguiu fugir ao ver as viaturas chegando.
As ameaças começaram porque a vítima perguntou onde o marido havia arranjado uma moto naquela manhã. Ele afirmou que se ela falasse sobre o assunto, ele a mataria juntos com os filhos. Após averiguação, a PM confirmou que a moto obtida pelo agressor tinha registro de furto. Mas como a polícia identificou o caso de violência doméstica na ligação pedindo pizza? Tudo aconteceu por conta de uma emergência ocorrida nos EUA, em 2019. No caso, uma mulher ligou para o serviço de emergência pedindo uma pizza. O atendente rapidamente percebeu que se tratava de um caso de agressão e enviou policiais para o local do caso, onde um homem foi preso por violência doméstica. Escrevemos sobre ele aqui no Hypeness: Vítima de violência doméstica é salva por pedido de pizza; entenda “O Copom faz treinamentos periódicos, no mínimo semestrais, e utiliza exemplos do que ocorre em outros locais para orientação do efetivo”, explicou a PM em nota. “Houve uma ocorrência em 2019 que aconteceu idêntico nos EUA e serviu de base para o treinamento”, encerrou o comunicado.
Fonte: Hypeness