Embora seja fundamental, beber água na quantidade recomendada pelos profissionais de saúde – entre dois e três litros por dia – pode ser um desafio. Ainda mais durante o período de baixas temperaturas, no qual as pessoas não suam tanto e, desta maneira, nem percebem a necessidade de reposição de líquidos. A boa notícia é que, para fechar a conta, o consumo não precisa ficar restrito à água pura.
A nutricionista Beatriz Fausto, da Clínica Corporeum, recomenda alternativas como chás, frutas e sucos. De acordo com a especialista, a melancia, por exemplo, é uma das frutas que mais hidratam, pois contém cerca de 95% de água em sua composição. Além disso, é rica em vitaminas, potássio, ferro, cálcio e tem baixo valor calórico.
“As frutas são ótimas aliadas para a hidratação, pois são compostas por mais de 70% de água, além de serem ricas em vitaminas, antioxidantes, minerais e fibras”, aconselha Beatriz.
A laranja ocupa o segundo lugar no ranking das frutas com mais água em sua composição, com 89,6% do líquido em sua composição. Ela também é rica em fibras, antioxidantes, vitamina C, magnésio, fósforo e ferro. Outras opções são abacaxi, mamão e melão.
Chás e sucos
Há também opções de chás que, além da hidratação, proporcionam outros benefícios nutricionais. Os chás de camomila, hortelã, frutas vermelhas, gengibre e erva doce são os mais indicados. “Já foi provado que a camomila, por exemplo, ajuda a evitar problemas cardiovasculares e fortalece o sistema imunológico. O chá de gengibre alivia enjoos e o de erva doce ajuda com os gases”, sugere.
Outros aliados da hidratação são os sucos naturais, de preferência sem açúcar, segundo recomendação da especialista. Há ainda os vegetais, que também são alimentos compostos em sua maior parte por água. O alface, por exemplo, possui cerca de 96% de água em sua composição, enquanto o pepino tem 95%. O leite também entra na lista de parceiros, com cerca de 91%.
Benefícios
Os benefícios da ingestão de água ao longo do dia, ainda que por meios alternativos à versão pura, passam pela eliminação de toxinas pela urina, prevenção de infecção urinária e gripe.
A hidratação do corpo também melhora o funcionamento do intestino e a absorção de nutrientes, além de favorecer o emagrecimento e o controle da pressão arterial. “Para não esquecer de se hidratar, ande sempre com uma garrafinha e conte com a ajuda de aplicativos que emitem notificações para lembrar de beber água durante o dia. Isso ajuda a beber mais líquidos sem sofrimento”, indica Beatriz.
Fonte: Metrópoles