O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou, nesta quinta-feira (2/9), o fim do toque de recolher, e liberou o funcionamento de todo o setor econômico, de acordo com o disposto no alvará de cada estabelecimento. As restrições ocorriam desde o início da pandemia da Covid-19, em março do ano passado.
As flexibilizações entram em vigor apenas no dia 8 de setembro, portanto, um dia após o feriado da Independência do Brasil. Apesar das liberações, permanecem obrigatórias as medidas de proteção, como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.
Além disso, o chefe do Executivo do DF também autorizou a venda de bebidas alcoólicas sem restrição de horário. Até então, os produtos eram consumidos apenas até meia-noite.
Festas particulares, como casamentos batizados e aniversários, também não têm mais momento exato para começar e acabar. Shows maiores e com venda de ingressos, contudo, ainda não estão permitidos.
As mudanças foram publicadas em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta quinta-feira.
As medidas mais rigorosas foram determinadas por Ibaneis Rocha no mês de março deste ano, após a segunda onda aumentar consideravelmente os casos de infecção e de internação pela Covid-19.
Fonte: Metrópoles