Qual o tamanho do universo? Certo, nós sabemos que ele é enorme e que somos insignificantes perante a ele. Mas como podemos fazer isso sem pensar naqueles vídeos animados sobre o tamanho do mundo em que vivemos?
Um programador de web e astrônomo amador chamado Krister Sundelin escreveu no Quora algo que pode elucidar essa questão de uma maneira simples. Ele deu as seguintes instruções:
Em uma noite escura sem lua e com um céu limpo, saia da cidade e vá para uma montanha. Leve binóculos. Eles irão te ajudar. Encontre um ‘W’ gigante no espaço. Essa é Cassiopeia. Abaixo do W existe uma espécie de desenho que parece um gigante Bob Esponja. O quadrado desse Bob Esponja é a constelação de Pégaso e as pernas são Andromeda. Imagine uma linha do ponto inferior direito de Cassiopeia até os joelhos do Bob Esponja (quer dizer, Andromeda). No encontro entre elas, você encontrará uma mancha clara. – Estrela em forma de lágrima pode explicar mistério da expansão do Universo
PUBLICIDADE
vermelha nos seus binóculos. Você verá algo parecido com isso, talvez com menos brilho:
Essa mancha é a galáxia de Andromeda. Ela está a 2,5 milhões de anos-luz da Terra e é a galáxia mais próxima da via Láctea. Isso significa que a luz que você está vendo dela saiu há cerca de 2 milhões de anos de lá. Naquela época, o Homo sapiens não existe. Na verdade, o Homo habilis, ancestral do Homo erectus, havia acabado de aparecer. – Sol registra erupção intensa e explosão capaz de afetar comunicações na Terra
E essa é a galáxia mais próxima de nós. Agora, sem os binóculos, pense na galáxia M87. Ela ficou bem famosa após os cientistas encontrarem nela a imagem de um buraco negro. A imagem descoberta pelos cientistas mostra um buraco negro de 55 milhões de anos atrás, ou seja, a galáxia M87 está a 55 milhões de anos-luz de nós. Ou seja: a luz que vemos dessa galáxia ocorreu pouco depois da extinção dos dinossauros. Agora, pensemos na galáxia MACS0647. Ela é a galáxia mais distante que conhecemos. E está a cerca de 1,3 bilhão de anos luz da Terra. Se um dia conseguirmos entender ela, poderemos entender como o Universo era nas suas origens.
Fonte: Hypeness