Famoso na culinária por dar um delicioso sabor nas refeições, o alho pode ser muito mais que isso. Recheado de nutrientes como vitamina C, selênio, manganês e ferro, o alimento traz uma série de benefícios à saúde. Confira alguns:
O alho tem diversos benefícios para saúde
Aumente a imunidade
A revisão de um estudo realizada em 2015 descobriu que o alho fortalece o sistema imunológico, estimulando células imunológicas como macrófagos, linfócitos e células assassinas naturais. Além disso, ele também pode ajudar a evitar resfriados e gripes devido a suas propriedades antimicrobianas e antibióticas da planta, o que interromperia o crescimento de vírus, bactérias e outros organismos indesejáveis.
Mas isso não quer dizer que ele vai te impedir de pegar uma gripe, ainda é necessário adotar cuidados como lavar as mãos, evitar tocar o rosto e manter-se hidratado. O alho provavelmente não previne as doenças, mas pode fornecer um pequeno impulso extra se você quiser fortalecer seu sistema imunológico.
Melhora a saúde do coração
Um estudo divulgado em 2019 descobriu que consumir duas cápsulas de extrato de alho por dia durante dois meses pode reduzir a pressão arterial e diminuir a rigidez arterial para quem tem hipertensão. “O alho parece levar à proteção geral do coração”, diz Brigman.
Diminui o risco de colesterol
Outro benefício relacionando ao consumo do alho é a redução de lipídios no sangue e, consequentemente, diminuir o colesterol. Ponto que também influencia em diminuir o risco de acúmulo de placa no sistema cardiovascular, evitando qualquer acidente cardíaco.
Mas o especialista indica que a melhor opção é adicionar à refeição o alho inteiro em vez da versão pré-picada em potes, “dessa forma você obterá o máximo de benefícios para a saúde e medicamentos”, disse.
Isso ocorre porque a alicina do alho, responsável por muitos de seus benefícios à saúde, é mais potente logo após ter sido picada, esmagada ou mastigada. Ela atinge o pico 10 minutos após o corte e é destruída quando o alho é colocado em temperaturas acima de 60ºC.
Fonte: Metrópoles