A rede de restaurantes Hooters foi inaugurada na década de 1980 nos Estados Unidos com o lema “comida boa, cerveja gelada, esportes na tela, e claro, Hooters Girls”. Desde então, as garçonetes que trabalham no local vestem roupas curtas, apertadas e decotadas. Mas, agora, houve uma nova mudança.
As próprias trabalhadoras foram ao Tik Tok reclamar depois que a empresa trocou os shorts, que já eram pequenos, por modelos que se assemelham a calcinhas, como relatam vídeos. No mais visto, com 4,3 milhões de curtidas e mais de 26 mil comentários, a garçonete dona da conta @carrlee.j ironiza.
“Quando somos contratadas, nos dizem para termos certeza de que nosso traseiro está coberto, mas agora nos dão isso”, diz o texto que sobrepõe a imagem.
A reclamação reverberou e cada vez mais contratadas da empresa se sentiram encorajadas a compartilhar suas impressões sobre a mudança de uniforme. A estudante Kirsten faz uma das dublagens, comuns na plataforma e brinca: “Sabemos que alguém chamada Kirsten quer desistir de tudo e a culpa é do novo short”, diz.
Em outro post, ela vestiu as duas versões do short para que os seguidores tivessem noção da diferença entre elas.
Uma terceira garçonete, dona do perfil @lexiusxoxo, limitou-se a fazer apenas uma brincadeira “chegaram as novas calcinhas, ops, shorts, do Hooters”, diz enquanto veste o modelo que mais parece um biquíni fio dental.
Opcional
Longe de ser a primeira polêmica da marca, a opinião se dividiu nas redes sociais. Enquanto parte do público se disse “surpresa de que esses restaurantes ainda existam em 2021 com a proposta que têm”, outras pessoas afirmaram que as garotas “sabiam para que lugar estavam sendo contratadas e que, caso não estivessem contentes, deveriam pedir demissão e buscar novos empregos”.
Mais de uma semana depois das primeiras postagens e de o caso ganhar repercussão em jornais de vários países, a rede de restaurantes divulgou uma nota em que diz que as trabalhadoras poderão escolher qual modelo de uniforme preferem usar.
“Enquanto continuamos a ouvir e atualizar a imagem das Hooters Girls, estamos esclarecendo que elas têm a opção de escolher entre os uniformes tradicionais ou os novos”, diz o texto enviado ao portal Insider. O pronunciamento foi visto como um recuo pelos jornais locais.
A nota também afirma que a reformulação foi feita em conjunto com uma equipe de funcionárias e testada nos restaurantes do Texas. O texto também diz que a empresa “valoriza o feedback, tanto positivo quanto negativo, em relação a uma política de imagem mais confortável e inclusiva sobre tatuagens, joias, unhas, penteados, bem como novas opções de uniformes – para incluir novos estilos de top, shorts e meias”.
Fonte: Correio Braziliense