A nova série da Netflix, Round 6 é uma das produções mais assistidas dentro da plataforma de streaming na atualidade. Também chamada de Squid Game, ela é um produto coreano que conquistou o mundo por retratar sobre experimentos sociais. Ou seja, como a sociedade funciona diante do poder, esse mesmo que pode ser considerado como o Estado. Internautas apontam que o motivo da mudança de nome no Brasil estaria relacionado ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, integrante do Partido dos Trabalhadores (PT).
Em tradução levada ao pé da letra, o nome seria “O jogo da Lula” e a Netflix teria optado pela alteração para que não ocorresse nenhuma referência política. Outros países adotam o título real. Além dos Estados Unidos e Portugal que optaram por Squid Game, Espanha e França mantiveram a linhagem original e ficou “El Juego del Calamar” e “Le jeu du calmar”, respectivamente. A Coréia do Sul também optou pela originalidade e a série foi batizada como “Ojingeo Geim’, que equivale a “Jogo da Lula”.
Os internautas não deixaram passar e criaram teorias políticas para justificar a modificação. Alegaram que a troca dos títulos foi de propósito. “No Brasil, mudou o nome da série ‘Squid Game’, para que não houvesse referências ao candidato à presidência do país. Se traduzir para o português, vira ‘Jogo da Lula’. Isso é tão ridículo, e acho que alguém tem medo de se tornar meme”, escreveu um. Cogita-se que Lula será um dos candidatos a cadeira de Presidente em 2022.
Porém, outros apontam que a mudança foi apenas uma referência aos desafios propostos na trama, tendo em vista que os participantes deveriam passar por seis competições distribuídas pelos nove capítulos. Eles são provocados a todo momento nas tarefas. Logo, de primeira são submetidos a jogarem Batatinha Frita 1, 2 e 3. Quem se mexesse após a contagem, era detectado pelo sensor da boneca e alvejado a tiros. O momento gera muitas expectativas em quem está em frente a tela do celular, televisão ou computador.
A Folha de São Paulo, no entanto, revelou que na verdade a alteração não tem a ver com politicagem, e que o nome recebido pelo obra internacionalmente já era ‘Round 6’. Esse era seu ‘working title‘, termo utilizado na indústria cinematográfica para designar o nome provisório de projetos ainda em desenvolvimento. Ou seja, antes mesmo de surgir “Squid Game’, a série já era conhecida como ‘Round 6’. Então, não como relacionar o nome de Lula com a nova produção.
Foi este o nome usado pela gigante do streaming, em 2019, ao anunciá-lo no mercado Brasileiro. Procurada pela Folha, a Netflix informou que a decisão de não se prender ao título estrangeiro se deve a questões regionais e à percepção de que, no Brasil, o título cairia melhor e que seria facilmente lembrado pelo público. Isso evoca de forma mais clara a cultura gamer. Além disso, disseram também que o nome ‘Jogo da Lula’ não traria memória aos brasileiros, pois a brincadeira faz parte das brincadeiras da Coreia do Sul. Se o problema fosse o ‘ Lula’, a saída seria simplesmente fazer como Portugal e outros países que utilizaram o nome de “Squid Game’, excluindo de vez o molusco marinho e assim resolveria .
Squid Game foi lançado mundialmente em 17 de setembro de 2021 e distribuído pela Netflix. O programa recebeu críticas geralmente positivas e, em uma semana, foi um dos programas mais assistidos da na plataforma em vários mercados regionais. A série conta a história de um grupo de 456 pessoas que são convidadas a arriscar suas vidas em um misterioso jogo de sobrevivência com um prêmio de ₩45,6 bilhões (US $38,7 milhões). A série se tornou o primeiro drama coreano a chegar ao topo das 10 paradas de programas de TV semanais mais assistidos da Netflix em todo o mundo.
Alcançou o número 1 em 90 países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido. Fora da Coreia do Sul, a Netflix não investiu pesadamente na promoção do programa, e sua popularidade foi impulsionada principalmente pelo boca a boca e propagação viral nas redes sociais. A Vulture também afirmou que a localização generalizada do programa, com legendas em 37 idiomas e versões dubladas em 34 idiomas, ajudou a capturar um público internacional. Hwang acreditava que a popularidade se devia “à ironia de que adultos desesperados arriscam suas vidas para ganhar um jogo infantil”, bem como à familiaridade e simplicidade dos jogos que permitiam que o programa se concentrasse na caracterização.
A diversidade dos personagens que jogam o Squid Game, vindos de diferentes estilos de vida da classe baixa e média, também ajuda a atrair o público para assistir, pois muitos podem encontrar simpatia em um ou mais dos personagens. Na Coréia do Sul, a popularidade do Squid Game levou a um aumento no tráfego de rede que fez a SK Broadband entrar com um processo contra a Netflix, buscando indenização monetária para pagar pelo aumento do uso da banda larga e custos de manutenção associados ao programa.
Fonte: Em off