Como já noticiamos aqui no Hypeness, uma nova pandemia como a de covid-19 ou pior é apenas questão de tempo. Há décadas os cientistas tentam descobrir quais são os vírus que podem desencadear uma epidemia global capaz de matar milhões de pessoas. E, mesmo assim, não fomos capazes de conter o Sars-Cov-2. Por isso, cientistas de todo o mundo trabalham e reúnem esforços para tentar mapear qual será a próxima doença com efeitos devastadores no nosso planeta.
Cientistas querem entender a origem da covid-19 e mapear novas doenças ao redor do mundo.
Nessa semana, os três principais líderes da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo Tedros Adhanom, anunciaram a criação de uma equipe de cientistas para tentar mapear e conter o desenvolvimento de novas doenças. A ideia é tentar conter novos patógenos e entender a origem do coronavírus. O Grupo de Aconselhamento Científico Sobre as Origens de Novos Patógenos promete acabar com a dúvida sobre como e onde o Sars-Cov-2 saltou do mundo animal para os seres humanos.
“Nos últimos 30 anos, a emergência de patógenos infecciosos com potencial epidêmico e pandêmico expuseram e ameaçaram a saúde global e a economia”, afirmam os executivos da OMS em artigo à Science. “Até o momento, pelo menos 4,8 milhões de pessoas morreram de Covid-19. Eles e seus familiares merecem respostas sobre onde e como esse vírus se originou. E essa informação é interesse de todos, pois precisamos estar melhor preparados para a próxima doença X”, dizem. ‘Doença X’ é o termo usado há décadas pela própria OMS para designar o vírus com maior potencial pandêmico. Em 2018, a OMS havia afirmado que a próxima pandemia seria originada de um patógeno com as características parecidas a dos sintomas da covid-19.
O grande perigo para a humanidade está no desmatamento e na criação de animais. “O desenvolvimento social e econômico é sempre acompanhado de desmatamento e queimada. Toda vez que o homem entra no ambiente do animal, ele favorece o surgimento de uma doença nova”, explica Cláudio Wageck Canal, virologista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Fonte: Hypeness