Segundo uma nova pesquisa no campo da etologia, que estuda a psicologia animal, os cães são capazes de reconhecer as emoções de seus tutores e podem mudar suas decisões a partir do mood de seu dono.
Os cientistas do Instituto de Psicologia (IP) da USP e da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, reuniram 90 cães e realizaram testes para avaliar a capacidade de entender emoções do seu tutor.
Depois de diversos testes com primatas que indicavam que as expressões humanas poderiam afetar o seu comportamento, as cientistas decidiram testar isso com cães. “Assim, o próximo passo foi saber se eles entendem que o estado emocional de uma pessoa altera a forma como ela se comporta e, portanto, ele pode se ajustar a isso”, explica Natalia Albuquerque, que assina o estudo, ao Jornal da USP.
No artigo, publicado na revista Animal Cognition, as pesquisadoras relatam que testaram os cães com duas atrizes, que agiam de forma triste e feliz a variar o experimento. Os cães deveriam pedir comida de uma atriz triste e de uma atriz com raiva. Na maioria dos casos, os cães preferiram pedir os alimentos da atriz que não expressava raiva. Os testes mostraram que os cães levam em consideração a expressão facial do rosto humano na grande maioria dos casos. – Desafio ‘cachorro culpado’ reúne os cães mais arteiros e sem vergonha da internet “A pesquisa evidencia que os cães levam em conta as expressões das emoções dos humanos para fazer escolhas. As pessoas poderão perceber o animal como um ser que presta atenção ao que fazemos e que toma suas decisões com base nisso. Desta forma, acho que podemos desenvolver uma relação mais saudável e respeitosa”, afirma a coautora do trabalho, a professora Briseida Resende, ao Jornal.
Fonte: Hypeness