Divulgada sequência genética de vírus dois dias depois de surgir o primeiro caso no Brasil. Artigos científicos são publicados com rapidez em todo o mundo (foto: Instituto Adolfo Lutz)Divulgada sequência genética de vírus dois dias depois de surgir o primeiro caso no Brasil. Artigos científicos são publicados com rapidez em todo o mundo (foto: Instituto Adolfo Lutz)
Um homem idoso de 68 anos foi a primeira morte causada pela variante ômicron da covid-19. O fato foi conformado nessa quinta-feira (6) pela secretaria municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia, em Goiás.
Além da idade avançada, o homem também tinha algumas doenças crônicas, como uma doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial. O quadro de saúde delicado foi agravado pela variante do coronavírus.
O idoso teve contato com uma pessoa que havia testado positivo para a doença e cuja infecção pela variante já havia sido confirmada.
Variante menos agressiva
Apesar do primeiro óbito ter sido registrado no país, estudos indicam que a variante ômicron é menos agressiva que o coronavirus original.
A vacinação também se mostrou efetiva no combate a variante e o Brasil não corre riscos de ter um grande número de óbitos devido à variante.
Fonte: O Livre