Sabe aquela sensação de queimação na região do estômago e má digestão? Esse desconforto é a famosa azia! No Brasil, cerca de 22 milhões de pessoas sofrem com refluxo, segundo dados Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), condição que tem a azia como um dos principais sintomas. Ela ocorre quando o suco gástrico rompe o esfíncter, anel muscular que liga o esôfago ao estômago.
Vale ressaltar que alguns fatores colaboram para o desenvolvimento desse problema, como o uso de roupas apertadas e o hábito de fumar, por exemplo. Mas a principal culpada por essa sensação é a falta de cuidado com a alimentação. Chocolate, pimenta, tomate e cebola crua estão entre os vilões alimentares que aumentam a queimação e podem ocasionar um grande desconforto estomacal.
Confira uma lista de 12 alimentos essenciais para evitar a azia:
Arroz integral
Conta com a presença de carboidratos complexos, que demoram mais para se transformar em glicose na corrente sanguínea. Além disso, a sua grande quantidade de fibras proporciona maior sensação de saciedade com menor quantidade de alimento.
Cenoura
O legume estimula a produção de células brancas, que reforçam o sistema imunológico. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam o organismo a combater dores de cabeça, no corpo, no estômago e ainda auxiliam em outros males causados por inflamações, como a celulite.
Aveia
Consumir uma porção desse cereal logo pela manhã é eficaz no combate a azia. Isso porque a aveia não agride a mucosa do estômago e, de quebra, prolonga a sensação de saciedade. Uma boa opção é misturá-la com outros alimentos saudáveis, como banana ou maçã.
Beterraba
A raiz é rica em betalaína (pigmento responsável por sua cor arroxeada), que é um excelente antioxidante natural, auxiliando no bom funcionamento do intestino e facilitando o processo de digestão.
Veja a lista completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Metrópoles