Foi detectada em Israel a primeira ocorrência documentada de uma pessoa com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo. O caso, identificado em uma jovem grávida, está sendo chamado de “flurona“, uma combinação entre as palavras “flu” (que significa “gripe”, em tradução livre do inglês) e “corona”.
‘Flurona’ é a junção das palavras ‘flu’ (‘gripe’, em inglês) e ‘corona’.
De acordo com informações da impresa local, a jovem estava internada no Hospital Beilinson, na cidade de Petah Tikva. Apesar de estar infectada com as duas doenças, ela apresentava apenas sintomas leves e recebeu alta no dia 30 de dezembro, de acordo com o “Times of Israel”. A mulher não estava vacinada contra nenhuma das duas doenças. “Ela foi diagnosticada com gripe e covid-19 assim que chegou ao hospital. Os dois testes deram positivo mesmo depois da contraprova“, afirmou Arnon Vizhnitser, diretor-geral de ginecologia do hospital. Os médicos ainda não sabem dizer se a combinação das duas infecções pode aumentar a gravidade das doenças, mas a dupla infecção causa preocupação uma vez que ambas afetas o sistema respiratório. É provável que outras pessoas também já estejam contaminadas pelos dois vírus ao mesmo tempo.
Israel, assim como o resto do mundo, está em alerta devido ao aumento exponencial no número de casos de Covid por conta da variante ômicron. O primeiro-ministro do país, Naftali Bennett, anunciou na última semana que o governo vai oferecer uma quarta dose da vacina contra o coronavírus para pessoas com mais de 60 anos e profissionais da saúde.
Caso no Brasil está em análise
No Rio de Janeiro, a família de um adolescente de 16 anos afirma que o jovem testou positivo para gripe e Covid-19. De acordo com os parentes, ele fez os testes em dois laboratórios particulares após apresentar sintomas na semana passada. Em um primeiro momento, foi feito um teste rápido para identificar as duas doenças. Com os resultados positivos, a família decidiu procurar outro laboratório para realizar um PCR. Novamente, o diagnóstico retornou positivo. Segundo a família, o garoto já está vacinado para as duas doenças e não apresenta mais sintomas. Ainda assim, vai cumprir o período de isolamento que lhe resta. A Secretaria Estadual de Saúde afirmou desconhecer o caso. “Ele é atleta e já está vacinado – tanto contra a Covid-19 quanto contra a gripe. Ele está bem, sem nenhum sintoma, mas pode acontecer. Por isso, cuidem-se porque os dois vírus podem existir no nosso organismo ao mesmo tempo”, alertou a mãe do adolescente, Adriana Soutto Mayor.
Fonte: Hypeness