

Bluetooth, em inglês, significa literalmente ‘dente azul’, e o ícone lembra mesmo um par de dentinhos, mas não é essa a explicação para sua origem. Durante o processo de desenvolvimento da tecnologia, criada no fim da década de 1990 para dispensar o uso de fios para a comunicação entre diferentes dispositivos e baseada em comunicação via rádio, o engenheiro responsável ouviu de um colega sueco a história do antigo rei Harald Blåtand, cujo sobrenome, traduzido para inglês, é Bluetooth.
A origem do nome bluetooth
Harald Blåtand, ou Bluetooth, foi o responsável por unir as tribos vikings presentes nas atuais Dinamarca e Noruega, lá por volta do ano 970 d.C, quando outras nações europeias já estavam se organizando para se defender das invasões e saques promovidos pelos nórdicos. Foi essa união que deu impulso a uma nova organização social na Escandinávia.
De volta à década de 1990, enquanto não se definia um nome oficial para a tecnologia, o engenheiro responsável passou a chamar o projeto pelo codinome Bluetooth, já que o objetivo dela era unir diferentes dispositivos, mais ou menos como fizeram o Rei Harald.
Algumas nomenclaturas foram cogitadas, mas nenhuma foi boa o bastante para ganhar uso comercial. Algumas porque a sonoridade do nome não era boa o suficiente, outras por causa de registro de parentes. Assim, acabaram efetivando mesmo o “Bluetooth”. Já o símbolo é nada mais que a junção de duas runas, letras características da Escandinávia antiga, que representam as iniciais de Harald Blåtand: Hagall (H) e Bjarkan (B), como pode ser visto na imagem abaixo.
Fonte: Hypeness