Pelo segundo ano consecutivo, o Distrito Federal não terá o carnaval com a folia e blocos que estamos acostumados a ver. Na última terça-feira (22/2), o GDF divulgou o que pode e o que não pode ser feito durante a comemoração. Circos, teatros e festas residenciais são algumas das atividades permitidas.
É importante ressaltar que festas carnavalescas, desfiles, blocos e outros eventos estão proibidos em respeito às restrições para controle da transmissão da covid-19. Portanto, mesmo nos ambientes liberados, é importante ser consciente e seguir as medidas de prevenção contra o vírus, como uso de máscara facial e álcool gel, além de manter o distanciamento social e não promover aglomerações.
O trabalho das equipes de segurança e dos órgãos fiscalizadores será intensificado durante o feriado. Uma força-tarefa deve fazer a inspeção de eventos clandestinos e descumprimento das normas de segurança entre sexta (25/2) e terça-feira (1°/3).
Carnaval deve aumentar casos de covid, aponta especialista
A médica intensivista Adele Vasconcelos, do Hospital Santa Marta, acredita que o carnaval deve aumentar os casos de covid-19 na capital. “Como em qualquer outro feriado prolongado, poderemos sim ter um novo pico de aumento dos casos de coronavírus, principalmente porque muitas famílias aproveitam esse momento para se reunir, seja em viagem ou não”, disse ao Correio. A médica relembrou que o carnaval é um feriado festivo, e, naturalmente, a aglomeração em festas e shows em locais públicos aumentam bastante, resultando em um “ aumento das chances de contágio de todas as doenças respiratórias, em especial do coronavírus – uma vez que a pandemia infelizmente ainda não acabou”.
A especialista ressalta as medidas que todos já conhecem bem: “A única e correta maneira de evitar o contágio é evitar as aglomerações, uso de máscaras (da maneira correta), lavagem das mãos com água e sabão ou álcool em gel. A maneira de prevenção segue sendo a mesma.” E, claro, a médica destaca a importância de estar com a vacina contra a covid-19 em dia, com ao menos duas doses. “Esta é a maneira mais eficaz de evitar o desenvolvimento das formas graves ou mesmo o óbito em caso de contaminação pelo vírus.”
Na última terça, os dados do InfoSaúde-DF, da Secretaria de Saúde (SES-DF), foram atualizados. Os atuais números confirmam lotação total de 95,37% nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública hospitalar do Distrito Federal.” Assim como esperamos aumento do número de casos, proporcionalmente também deveremos ter aumento do número de internados com aumento da necessidade de leitos disponibilizados para pacientes em síndrome respiratória grave causada pela covid”, alertou a médica intensivista.
Atividades permitidas no DF
Bar com música ao vivo sem cobrança de ingresso e sem espaço para dança. Bares com entretenimento podem cobrar couvert;
Shows, festivais e afins sem cobrança de ingresso ou qualquer contribuição do público e sem espaço para danças, mediante a comprovação de imunização e uso de máscaras pelos participantes;
Eventos esportivos, mediante o uso de máscara pelos participantes;
Cinema, circo e teatro, de qualquer natureza;
Casas e estabelecimentos de festas (casamento, aniversário, batizado, etc) sem cobrança de ingresso ou de qualquer valor dos convidados;
Festas privadas em condomínios e residências sem cobrança de ingresso e/ou qualquer contribuição do público.
Programação para a família
Oficinas de customização de máscara
DF Plaza Shopping, 26/02, das 16h30 às 18h30
Teatrinho Infantil
DF Plaza Shopping, 26 e 27/02, às 15h
Oficinas Infantis de Carnaval
Boulevard Shopping, 26 e 27/02, das 12h às 18h
Espetáculo Espelhos D’Alma
Teatro dos Ventos, 26/03, das 20h às 21h
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori
Fonte: Correio Braziliense