A queda de cabelo não afeta apenas homens e, segundo a Organização Mundial da Saúde, 30% das mulheres sofrerão com a calvície antes dos 50 anos. As causas para o problema incluem fatores hormonais, genéticos, estresse e uso de certos medicamentos. Outra razão para a diminuição dos fios pode ser a alimentação.
O médico Kevin Moore, especialista em cabelos, afirmou para a revista britânica GQ que o consumo excessivo de sal pode ser um grande inimigo de quem quer manter os fios fortes. O uso descontrolado de sal, segundo ele, aumenta a quantidade de sódio ao redor dos folículos capilares e acaba atrapalhando a circulação sanguínea no local.
Com isso, nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos não chegam aonde precisam. O cabelo vai ficando sem vida e brilho até cair. Moore acrescenta que não apenas o sal é um problema, mas os alimentos ricos em sódio como um todo. Comidas industrializadas e enlatadas em excesso podem causar calvície.
Equilíbrio com potássio
Fazer trocas alimentares é uma boa estratégia, aponta o médico. O especialista recomenda sempre optar por comidas mais naturais, como nozes e peixes frescos. Além disso, o potássio é um nutriente fundamental nesse processo pois auxilia a manter o sódio sob controle. Abacate, banana, feijão, folhas verdes e frutas secas são boas opções para equilibrar o organismo.
Se o excesso de sódio é um fator para a queda dos fios, consumir quantidades baixas também não ajuda a manter a saúde das madeixas. “Consumir muito pouco sal reduzirá o iodo em seu corpo, o que é essencial para uma boa função da tireoide. Então, se a tireoide está desequilibrada, seu cabelo também sofre, e o cabelo sem vida, opaco e até ralo pode ser uma consequência”, explica Moore.
Apesar da alimentação ser um fator para a queda de cabelos, ele não é o principal. O estilo de vida, junto à genética e cuidados capilares, interferem diretamente nos fios.
Fonte: Metrópoles