Na noite do último sábado (05), Sérgio Mallandro fez um show de stand-up em um teatro no Rio de Janeiro e se envolveu em uma polêmica. Em determinado momento, o humorista resolveu fazer uma enquete com a plateia presente no local. O vídeo do momento tem sido compartilhado nas redes sociais por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) como “comprovante” que o atual presidente seria líder nas pesquisas eleitorais.
Sérgio Mallandro começou perguntando de outros possíveis candidatos à presidência da República. Sérgio Moro foi o primeiro e assim como a segunda opção Ciro Gomes, não obteve um número significativo entre o público. Em seguida o número de pessoas aumentou quando o humorista falou de Luis Inácio Lula da Silva.
No entanto, ao questionar sobre quem votaria no atual presidente, Jair Bolsonaro, a maioria das pessoas presentes levantou a mão. A cena que foi filmada e postada nas redes sociais viralizou nas redes sociais nesta segunda (07) e o nome de Sérgio Mallandro foi parar nos trending topics do Twitter com a repercussão do caso.
Bolsonaristas passaram a compartilhar o vídeo, criticando as pesquisas oficiais como o DataFolha, que mostram Bolsonaro em segundo lugar na disputa eleitoral. Eles foram criticados por usarem como referência uma enquete feita em um show de comédia de Sérgio Mallandro, que inclusive, já foi contratado para fazer campanha para o racionamento de energia pelo governo federal.
Segundo o jornalista Luis Costa Pinto, o humorista foi a escolha do governo para estar a frente de uma campanha que visava conscientizar a população sobre o racionamento de energia no ano passado, quando a crise do abastecimento elétrico estava tomando conta do país: “Energia: se desperdiçar, vai faltar”, diz o comediante no fim da propaganda.
Uma pesquisa realizada pela Quaest/Genial em janeiro deste ano, aponta Lula como presidenciável com o maior número de possíveis votos, seguido de Bolsonaro. Nessa pesquisa foram ouvidas 2.000 pessoas presencialmente nas 27 unidades da Federação (estados brasileiros) entre os dias 6 e 9 de janeiro com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Lula recebeu 45% das escolhas, Jair Bolsonaro 23%, ficou em segundo lugar, seguido Sérgio Moro com 9%, Ciro Gomes com 5%, o atual governador de São Paulo, João Dória ficou com 3%. Segundo a CNN Brasil, o nível de confiança dessa pesquisa é de 95%, que quer dizer que se por acaso fossem realizadas 100 pesquisas iguais, 95 delas apresentariam os mesmos resultados dentro da margem de erro.
Inclusive, a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00075/2022, o que dá ainda mais veracidade a esse tipo de pesquisa. Internautas criticaram o posicionamento de bolsonaristas que não acreditam em pesquisas, mas acreditam em uma enquete realizada por um comediante supostamente bolsonarista no fim de um show de humor:
“Os Bolsominion tão tudo orgulhosos porque o Sérgio Malandro fez uma enquete sobre as eleições no show dele e só deu Bolsonaro lá. Mano, num show do Sérgio Malandro, vcs esperavam o q? Quem sai de casa pra ver um imbecil fazendo glu-glu iéié?”, disse um internauta depois de compartilhar o vídeo do momento em que Mallandro faz a enquete com o público do teatro.
“Por acaso que o bolsominion é burro, além de assistir só porcaria vai a show de Sérgio Malandro, é muita tentação da burrice, né minha filha?”, analisou outro internauta. “O desespero dos bolsonaristas chegou a tal ponto que eles não confiam mais nos institutos de pesquisas eleitorais, eles divulgam uma enquete que o Sérgio Malandro fez com sua plateia. A cada dia essa gente consegue ser mais patética!”, analisou o deputado Paulo Pimenta (PT).
Fonte: Em off