Criatividade exige muito suor e pesquisa, porém existem pessoas que já nascem com predisposição e sensibilidade responsáveis por criar uma arte forte e cheia de significado, como o nigeriano Alex Peter Idoko. Natural de Lagos, o artista descobriu e começou a desenvolver sua veia artística ainda na infância, quando pintava retratos. Hoje, através da pirografia – técnica que queima madeira para criar desenhos, sua arte é mais do que contemporânea e fala de questões como escravidão, corrupção, racismo, entre outras coisas.
Realistas e ácidas, sua maestria é fruto de muita lucidez e persistência, já que ele nunca estudou em escola de arte.
A maior parte da população da Nigéria vive em situação de pobreza absoluta, fruto de anos de colonização, esquecimento e escravidão e, são temas como estes que o artista representa em seu trabalho, cada vez mais atual.
alex peter pirografia 2
Com obras espalhadas em galerias do mundo todo, em 2016 Alex ganhou o “Award of Excellence” no Benue Youth Choice Awards 2016, conhecida premiação que acontece todos os anos na Nigéria. Motivo de orgulho em seu país, sua arte é para todos. Sobre a queima da madeira, ele já afirmou que o processo lhe dá a sensação de transformar sua paixão e força. “Cada peça que crio reside no meu coração e tem uma forte ligação com o “eu” e a “arte”, como se eu tivesse dado uma parte de mim”, disse ao site Legit. Conheça mais o trabalho do artista abaixo e em seu Instagram.
Fonte: Hypeness