Uma vez é ótimo, duas vezes é aceitável, mas três… passou do limite né, minha gente! E foi isso que aconteceu com Anitta e uma foto que já rodou o mundo e pertence ao projeto Favelagrafia. A cantora usou três vezes a imagem de cinco adolescentes de uma comunidade carioca usando seus instrumentos musicais como ‘armas’ e não deu os devidos créditos. Pagar? Nem pensar.
“Antes de qualquer coisa a gente ama Anitta e tudo que ela representa por ter vindo também de um lugar de periferia. Mas, seria legal dar os créditos para o autor da imagem. Usou três vezes e não fez nenhuma citação sobre o trabalho. Usar uma vez e não colocar o crédito, tudo bem. Esqueceu ou postou sem saber quem era o autor. Mas, no caso da Anitta é a terceira vez que ela publica para falar de um show dela. Na verdade, ela está usando a imagem com um contexto publicitário”, contou um dos idealizadores do projeto André Havt.
André reclama que nunca ninguém da equipe da cantora, por exemplo, procurou o projeto ou o autor da foto, Tom Valentim, para pedir autorização ou tentar conhecer o trabalho. “O rapper Snoop Dog também já postou essa foto, que foi exposta pela primeira vez em uma mostra no Rio, em 2016. Como seria interessante para nós do projeto ter o nosso trabalho divulgado, o nosso nome. Anitta e tantos outros artistas sabem como é importante o reconhecimento de um trabalho. Não tem problema usar uma vez, mas usar outras vezes sem dar os devidos créditos é bem chato”, explicou, lembrando que a Poderosa divulgou a participação no Festival Coachella novamente com a foto.
Ele contou um pouco da trajetória de Tom Valentim. “Anderson (nome de batismo) é morador do Morro do Borel e trabalhava como segurança noturno para pagar a faculdade. Ele começou no projeto e, hoje, é diretor de clipes e comerciais. Se ela gostou tanto da imagem por que a Anitta não chama o Tom para uma parceria? Seria incrível”, admitiu André.
E Anitta cumpriu a promessa de levar o funk ao badaladíssimo festival internacional na Califórnia, nos Estados Unidos, nesta sexta-feira (15), e cantou uma série de seus hits em português como ‘Vai Malandra’, ‘Onda Diferente’, ‘Paradinha’, ‘Sua Cara’ e ‘Bola Rebola’, entre outros.
Os cantores Snoop Dogg e Saweetie foram alguns dos convidados da Poderosa para dividirem o palco da atração. A cantora ainda colocou no seu setlist ‘Faking Love’ e ‘Boys Don’t Cry’, em inglês, e os sucessos ‘Me Gusta, Sin Miedo’ e ‘Envolver’, em espanhol. Anitta mostrou que anda mesmo dominando todos os mercados da música.
Fonte: Em off