

Uma baleia acabou afundando um barco na cidade de Ahome, em Sinaloa, no México, no último sábado (14). O mamífero aquático se sentiu ameaçado pela proximidade do veículo e esmagando a embarcação dos turistas, que foram hospitalizados.
Baleia acabou danificando barco que se aproximou muito; animal se sentiu ameaçado pela curiosidade de turistas e gerou reação das autoridades, que devem se esforçar para proteger a vida marinha no Golfo da Califórnia
De acordo com informações da prefeitura de Ahome, o evento no sábado ocorreu na Baía de Topolobampo no Golfo da Califórnia. As imagens mostram que a baleia caiu bem perto da embarcação.
O vídeo exibe o barco quase virando, e, posteriormente, é possível ver sua lataria danificada pelo peso da baleia, cuja espécie não foi identificada. As autoridades de Ahome confirmaram a existência de quatro pessoas feridas pela reação do cetáceo. Todas foram rapidamente resgatadas e hospitalizadas. Confira o registro da queda da baleia.
O prefeito de Ahome fez um apelo à comunidade para que se respeite o espaço dos animais em excursões turísticas para o Golfo da Califórnia. “Por favor, turistas e barcos, não cheguem muito perto das baleias. Nós podemos apreciar sua beleza e a natureza, mas à distância, com prudência”, disse.
Região de exploração turística
No início do ano, outro incidente envolvendo cetáceos e seres humanos na costa da cidade. Em fevereiro, orcas passaram a “caçar” lanchas na costa que estavam ameaçando sua segurança. Confira o vídeo:
O comandante da defesa civil da região de Ahome, Omar Mendoza Silva, afirmou que o animal pode ter se sentido ameaçado pela proximidade dos turistas e realizou o salto como forma de retaliação. Ele reiterou novamente que é urgente que o turismo deve ser prudente. Omar também ordenou que as autoridades portuárias de Topolobampo monitorem a proximidade de barcos dos mamíferos. – Meio ambiente: conheça o fóssil de baleia de 4 pernas encontrado no Egito “Por questões de segurança, nós pedimos à comunidade marítima do Porto de Topolobampo e de todo o Golfo da Califórnia que sejam tomadas diversas precauções nas águas da baía para evitar acidentes como o ocorrido esta tarde em Ahome”, disse.
Fonte: Hypeness