

Existe muita dúvida quanto a ser ou não saudável ingerir líquido durante as refeições. Você tem esse hábito? Convidei o nutricionista Sidney Veloso para sanar esse questionamento. “Sempre digo para os meus pacientes no consultório que nada é proibido. Tudo depende da quantidade; nesse caso, não seria diferente”, explicou.
Segundo o expert, se você bebe algo em excesso enquanto come, pode acabar atrapalhando o processo digestivo, que se inicia na boca, por meio da mastigação. “Beber e comer ao mesmo tempo irá facilitar o processo de deglutição, fazendo com que o alimento vá para o estômago sem estar mastigado adequadamente”, salienta.
O excesso de líquidos durante a refeição pode também diluir o suco gástrico e as enzimas liberadas na digestão, o que torna a absorção de vitaminas e minerais menos eficiente.
“É importante se atentar a quantidade. O ideal é que essa quantidade não ultrapasse 150ml”, emenda o especialista em alimentação.
Por fim, ele destaca que esse não é o momento ideal de se hidratar. Priorize a ingestão de líquidos entre e não durante as refeições.
Fonte: Metrópoles