Os músculos da região abdominal possuem diferentes funções, como estabilizar o tronco durante os exercícios. Estudos recentes mostraram que dá para ativar mais o abdômen fazendo exercícios diversos do que especificamente abdominais, como a famosa (e detestada) prancha.
Uma revisão sistemática realizada em 2020 mostrou que, em agachamentos e afundos com cargas altas, o reto abdominal é duas vezes mais estimulado quando comparado com a prancha. No afundo, o oblíquo externo e o eretor da espinha também são “forçados” a trabalhar mais.
Em 2013, estudiosos já tinham evidenciado maior ativação dos músculos do core durante agachamentos e levantamentos em comparação com exercícios específicos.
Há, ainda, outras estratégias que ajudam a secar o abdômen, como os treinos em suspensão com cordas do tipo TRX. Treinos de flexão feitos com o uso desse aparelho hipertrofiaram o oblíquo externo em 14%, e o reto abdominal em 27%.
Não se engane achando que somente abdominais mirabolantes funcionam. Quando se trata de exercício para essa região do corpo, invista no básico: flexão de tronco, suspensão da perna, rolo e canivete. Se você quiser intensificar ainda mais, adicione aos treinos os exercícios que citei acima.
Fonte: Metrópoles