Logo depois de acordar, a maioria das pessoas sente a necessidade de tomar uma bebida estimulante, como o café, para espantar o sono e encarar o dia que vem pela frente.
Embora seja o queridinho dos brasileiros, o café não é o único com poderes para despertar o corpo e a mente. Alguns chás também são ricos em cafeína, substância que aciona o sistema de vigília, aumenta a atenção, a concentração e a memória, diminuindo a sonolência.
“As pessoas gostam dessas bebidas no início do dia para dar uma levantada na energia. Como muitos vão trabalhar, praticar atividades físicas, ou estudar, a cafeína colabora para a disposição matinal”, explica a nutricionista Bruna Salgado, que tem especialização em fitoterapia.
Consumo excessivo
A nutricionista funcional Janaína Caiado explica que o consumo diário e moderado de café ou qualquer bebida estimulante é benéfico para o cérebro. Por consumo moderado, devemos entender o equivale a 2 ou 3 xícaras diárias da bebida.
Contudo, quando consumidos em grandes quantidades, os estimulantes podem ser prejudiciais à saúde. “Na dose certa, são excelentes aliados. A diferença entre o que é remédio e o que é veneno está na dose”, aponta Janaína.
De acordo com ela, essas bebidas geram uma secreção ácida no estômago, o que faz com que sejam contraindicas para quem tem úlceras ou sofre de gastrite, por exemplo.
“O consumo exagerado pode ter o efeito oposto ao esperado. Costumo recomendar o consumo de duas bebidas estimulantes ao dia, sendo uma pela manhã e outra cerca de duas horas após o almoço. Cabe ressaltar a importância de evitá-las após às 17h, pois podem afetar a qualidade do sono”, orienta.
Bruna Salgado acrescenta que o excesso também aumenta a ansiedade e interfere na absorção dos nutrientes, podendo ainda levar ao ganho de peso, especialmente se forem tomadas com açúcar.
“É importante ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e cuidar da qualidade do sono para que a necessidade de um estimulante seja cada vez menor. Aí você poderá curtir uma dose pequena de café e seus benefícios, sem estar sujeito aos malefícios”, recomenda Salgado.
Confira 3 chás estimulantes:
Chá verde: bebida antioxidante e estimulante que também é fonte de cafeína;
Chai preto: comum na Índia, esta bebida é feita com chá preto, leite, e uma variedade de especiarias, como canela, gengibre e cardamomo. Também é fonte de cafeína e as especiarias potencializam seu efeito antioxidante;
Chá de gengibre: tem um efeito estimulante mais prolongado do que o do café. O aroma de gengibre é capaz de tirar o cansaço e dar ânimo. Ele é recomendado a estudantes que precisam se concentrar nos estudos.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Fonte: Metrópoles